07/10/2021 às 16:59, atualizado em 07/10/2021 às 17:04

Caravana Desenvolve DF desembarca em Ceilândia

Projeto percorre as cidades para tirar dúvidas de empresários e desburocratizar crescimento dos pequenos negócios

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Os empresários de Ceilândia serão atendidos até 16 de outubro no estacionamento ao lado da administração regional da cidade | Fotos: P.H. Carvalho/ Agência Brasília

Os empresários Josiane Magalhães e Jackson Alves vêm enfrentando problemas para impulsionar a casa de festas infantis que administram no P Sul. No terreno da Terracap, não conseguem realizar obras de adequação do espaço. Já no modelo de empresa em que estão cadastrados, vivem no limiar entre tentar crescer, mas travados por exigências que não conseguem atender diante da crise.

Nesta quinta-feira (7), os dois estiveram no centro de Ceilândia e buscaram ajuda na Caravana Desenvolve DF, programa do Governo do Distrito Federal (GDF) que desembarcou na cidade com o objetivo de regularizar a situação de empresários que enfrentam problemas jurídicos e burocráticos – e não conseguem crescer.

[Olho texto=”“Queremos dar aos empresários chances de crescer sem burocracia, porque é gerando trabalho e renda que a gente gera tranquilidade”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Muita coisa feita no passado foi desenvolvida sem compromisso e sem responsabilidade jurídica com o empresário, que é o gerador de emprego. Queremos dar a eles chances de crescer sem burocracia, porque é gerando trabalho e renda que a gente gera tranquilidade”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, em solenidade de lançamento do projeto nesta quinta-feira (7).

São cinco os tipos de atendimentos do Caravana Desenvolve DF: análise técnica de processos em andamento dos antigos programas; orientação para a abertura de empresas, registros e licenciamentos; auxílio para autônomos informais se transformarem em microempreendedor individual (MEI); atendimento com contadores especializados em gestão empresarial e planejamento tributário; e orientação com representantes de bancos sobre acessos a linhas de crédito.

Atendimento diferenciado

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Desenvolve DF aperfeiçoou e melhorou os antigos Pró-DF, Proin, Prodecon e Pades – projetos lançados em gestões anteriores que ainda prendiam os pequenos e microempresários na teia da burocracia. A caravana conta ainda com os apoios da Terracap e do Sebrae-DF.

[Olho texto=”Para evitar aglomerações, os interessados devem agendar a solicitação pelo WhatsApp no número (61) 99317-6542″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Essa primeira parada da caravana traz um atendimento diferenciado aos pequenos negócios, que é uma determinação do governador Ibaneis, incluindo orientação sobre o cadastramento dessas empresas aos cartões sociais, como o de material escolar e creches, além de fomento ao crédito junto ao BRB”, explicou o secretário Márcio Faria.

O atendimento a empresários ocorre até 16 de outubro no estacionamento ao lado da Administração Regional da Ceilândia. O atendimento ao público ocorre nesta sexta-feira (8) e, de 13 a 15 de outubro, sempre das 9h às 17h. Para evitar aglomerações, os interessados devem agendar a solicitação pelo WhatsApp (61) 99317-6542.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim diz que essa fase do projeto está dentro do desenhado pelo governo para regularização da situação dos empresários. “O Estado está vindo aqui para ouvir esses empreendedores, entender os problemas e mostrar as soluções na legislação criada pela gestão do governador Ibaneis Rocha.”

O projeto também vai capacitar os empresários com palestras e treinamentos. “Fazemos aqui o primeiro atendimento, principalmente àqueles que buscam sair da informalidade e não sabem qual o primeiro passo para se regularizarem como empresa”, conta a diretora-técnica do Sebrae-DF, Rose Rainha.