08/10/2021 às 08:38, atualizado em 08/10/2021 às 16:13

Aproveite as feiras rurais neste mês de outubro

Nutricionista da Emater-DF dá dicas sobre como escolher as frutas e verduras da estação

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Cores, saberes e sabores e um pouco da diversidade cultural do nosso país, tudo exposto em bancas e disponível para comercialização. É possível encontrar hortaliças e frutas produzidas na nossa região, produtos de agroindústrias rurais, artesanato – e muito mais – em feiras rurais espalhadas pelo Distrito Federal. Nesses espaços, o consumidor pode conhecer a história dos produtores e ainda tirar dúvidas sobre o modo de cultivo dos alimentos.

Nas feiras é possível adquirir o alimento direto do produtor com qualidade, variedade e melhor preço | Foto: Divulgação/Emater-DF

Pensando nisso e em melhor orientar os consumidores, a Emater-DF preparou algumas dicas sobre como escolher e comprar alimentos frescos nas feiras da semana, bem como uma lista de onde e quando as feiras rurais estarão em funcionamento (confira abaixo).

[Olho texto=”Entre as hortaliças da estação estão a abobrinha, a berinjela, o pepino, o pimentão, o tomate e a beterraba” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Indo a feiras, normalmente você adquire o alimento direto do produtor, tendo a possibilidade de qualidade, variedade e melhor preço, além de fortalecer a comercialização dos produtores locais”, ressalta a nutricionista da Emater-DF Danielle Amaral, que aponta algumas dicas para a hora de ir à feira.

Alimentos da estação

Entre as hortaliças da estação estão a abobrinha, a berinjela, o pepino, o pimentão, o tomate e a beterraba. Sobre a aparência dos produtos, Danielle orienta: “Batatas, além de firmes, não podem apresentar pontinhos esverdeados na pele”, afirma.

Cebolas não podem ter manchas, pontos moles ou marcas pretas. Beterrabas muito duras ou com partes rachadas devem ser evitadas. “As melhores apresentam casca mais colorida e macia”, comenta a nutricionista. Sobre o tomate, ela destaca: “Não compre se apresentar buraquinhos na pele. Provavelmente tem bicho em seu interior”. Para finalizar, orienta: “Uma alimentação saudável deve ser rica em frutas e verduras. Quanto mais diversificada, melhor.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Confira o funcionamento das feiras rurais neste mês de outubro:

Feira Rural no Parque

Quando: 10 e 24 de outubro (domingo)

Horário: 8h às 14h

Local: Praça Jatobá, estacionamento 13 do Parque da Cidade (próximo à administração do Parque)

Feira Rural no Sudoeste

Quando: Aos sábados (9, 16, 23 e 30 de outubro)

Horário: 8h às 12h

Local: EQSW 301/302, atrás do Parque Bosque do Sudoeste, no estacionamento da Thomas Jefferson e da Bodytech

Feira Rural no CABV – Sobradinho

Quando: Toda terça-feira (5, 12, 19 e 26 de outubro)

Horário: 17h às 21h

Local: Área multiúso do Condomínio Alto da Boa Vista

Feira Rural do Produtor da Vargem Bonita

Quando: Aos sábados (9, 16, 23 e 30 de outubro)

Horário: 7h às 15h

Local: Em frente ao comércio local, ao lado da quadra de futebol

Feira Rural de Multiprodutos do Barreiros

Quando: Toda sexta-feira (8, 15, 22 e 29 de outubro)

Horário: 16h às 21h

Local: DF-140, km 11, núcleo rural Barreiros

*Com informações da Emater-DF