09/10/2021 às 09:48, atualizado em 09/10/2021 às 09:58

Segurança reforçada para os jogos universitários no DF

Evento será realizado entre os dias 11 e 18 de outubro, com reforço da segurança e organização do trânsito

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Após reuniões coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), entre representantes da segurança pública local, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e organizadores, foi definido o plano operacional para a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem em Brasília a partir desta segunda-feira (11). De acordo com informações da SEL, a previsão é que 4,5 mil pessoas participem do evento esportivo.

[Olho texto=”“A soma dos trabalhos estratégicos das equipes técnicas das mais diversas pastas do GDF nos possibilitou trazer, após 15 anos, os JUBs para a capital”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A segurança pública do DF tem expertise na atuação em grandes eventos e, desta forma, nos reunimos com os responsáveis pela competição para que o plano operacional fosse definido para os dias dos jogos, assim como o reforço da proteção aos atletas, comissão técnica e voluntários. Grande parte dos participantes não são do DF e precisamos garantir a tranquilidade e segurança para que tudo corra bem”, avalia o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Para a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, o apoio operacional da SSP-DF e forças de segurança é essencial para realização dos jogos no DF. “A soma dos trabalhos estratégicos das equipes técnicas das mais diversas pastas do Governo do Distrito Federal nos possibilitou trazer, após 15 anos, os JUBs para a capital. Entramos em campo juntos, como um time, para proporcionar toda estrutura, segurança e organização necessária para realizar uma competição desse porte.”

A PMDF atuará por meio de policiamento ostensivo em todas as regiões, mas poderá acionar unidades especializadas, caso necessário | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Segurança reforçada

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuará em quatro zonas de ação: no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde vai ocorrer grande parte dos jogos e abrigará a área de alimentação e também alojamentos; nos Setores Hoteleiros Sul e Norte; no Aeroporto Internacional de Brasília e em sedes esportivas distribuídas pelo Plano Piloto, Cruzeiro e Taguatinga. Entre essas sedes, onde ocorrerão as demais competições, estão o Centro de Capacitação Física (Cecaf), o Iate Clube e o Sesi, em Taguatinga.

A PMDF atuará por meio de policiamento ostensivo em todas as regiões, mas poderá acionar unidades especializadas, caso necessário. “Pelas avaliações iniciais, será um evento bastante tranquilo, mas nossas tropas especializadas, como Rotam, Patamo, Bope e os Gtops, estarão em condições de pronto emprego”, completa Senna.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mudanças no trânsito

Não haverá interferências no trânsito na área central de Brasília por conta dos JUBs. Somente, entre 5h e 22h, as duas faixas em frente ao CICB terão sentido único (Plano Piloto/Lago Sul).

“Importante a população evitar a região nesse período, principalmente entre 11h e 15h e 18h e 22h, horários destinados para alimentação dos atletas, período que haverá maior movimentação de ônibus”, alerta o chefe da Seção de Planejamento, do Batalhão de Policiamento de Trânsito, da PMDF, capitão Diego dos Santos. A fiscalização de trânsito será feira pela PMDF e pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), na região.

Ocorrências relacionadas aos jogos, caso haja registros, terão prioridade de atendimento tanto nas delegacias, como no Departamento de Polícia Técnica (DPT), caso sejam acionados.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF