09/10/2021 às 12:46, atualizado em 09/10/2021 às 12:52

Soluções criativas para aprimorar política de assistência social

Social-L@B será espaço de experimentação e aprendizado para o aperfeiçoamento dos serviços socioassistenciais e a melhoria dos serviços públicos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) publicou nessa sexta-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), portaria que institui o Laboratório de Inovação Social (Social-L@B). O objetivo é conectar pessoas e ideias para o desenvolvimento de soluções criativas, inovadoras e inclusivas que gerem mudanças nas áreas de atuação no âmbito da Sedes.

O Social-L@B é aberto a servidores de todas as áreas técnicas e órgãos públicos e estagiários que desejem colaborar com a iniciativa, sem prejuízo das suas funções nos respectivos órgãos de atuação | Foto: Renato Raphael/Sedes

O Social-L@B será implementado como um espaço de experimentação e aprendizado para pessoas comprometidas com o aperfeiçoamento dos serviços socioassistenciais, da gestão e da melhoria dos serviços públicos. A ideia é que sejam estabelecidas reuniões periódicas com a equipe na sala de inovação da Subsecretaria de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, na Sedes e no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC).

O espaço é aberto para servidores de todas as áreas técnicas e órgãos públicos e estagiários que desejem colaborar com a iniciativa, sem prejuízo das suas funções nos respectivos órgãos de atuação.

[Olho texto=”“A ideia é que seja um espaço voltado para o desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

“É um espaço transversal, porque atua em todas as áreas da secretaria. Apesar de ser coordenado pelo nosso setor, será um espaço onde todos os servidores podem participar e ter um lugar de fala. A proposta é que ele venha a ser um lugar onde as pessoas vão pensar novos serviços, melhorias e interlocução com outros entes de inovação”, destaca o subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas.

Compete ao Laboratório de Inovação Social, por exemplo, promover, participar e fomentar a criação e operacionalização de redes de cooperação técnica; incentivar a inovação, modernização e a capacitação tecnológica das unidades da Sedes e apoiar unidades na busca de soluções de problemas complexos, com base em metodologias de inovação que considerem a colaboração institucional e a experimentação como meio de qualificação e aprimoramento dos serviços socioassistenciais, da gestão e da melhoria dos serviços públicos.

São objetivos do Laboratório, ainda, desenvolver ações e implantar métodos e técnicas para adoção de modelos e procedimentos de trabalho que visem alcançar padrões de excelência; viabilizar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação, em consonância com as Políticas Públicas relacionadas no âmbito do Setor Público; e estabelecer parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, que atuem em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A ideia é que seja um espaço voltado para o desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos. A intenção é que todos colaborem com novas ideias e propostas para aprimorar os nossos serviços para a população em vulnerabilidade social. Esse espaço de novas ideias vai auxiliar a gestão no desenvolvimento de ações também voltadas para o servidor”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

*Com informações da Sedes