10/10/2021 às 09:52

Imunossuprimidos graves serão vacinados sem agendamento

A partir desta segunda-feira (11), basta comparecer aos pontos de vacinação indicados, levando relatório ou laudo médico

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”A dose adicional foi acrescentada para esse público após análises de uma menor resposta imune desses pacientes, mesmo depois do recebimento da segunda dose ou dose única” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Pessoas que têm imunossupressão grave poderão receber a dose adicional contra a covid-19, sem necessidade de agendar atendimento, a partir desta segunda-feira (11). Basta comparecer em um dos pontos de vacinação indicados para este público, levando cartão de vacina, documento de identidade com foto e laudo ou relatório médico. A lista será divulgada no site da Secretaria de Saúde do DF.

Diferentemente da dose de reforço, que para os demais grupos considera o intervalo mínimo de seis meses após a segunda dose, a dose adicional para imunossuprimidos graves é aplicada a partir do vigésimo oitavo dia após a segunda dose. O imunizante utilizado é preferencialmente o do laboratório Pfizer-BioNTech.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, destaca que a dose adicional foi acrescentada especificamente para esse público após análises de uma menor resposta imune desses pacientes, mesmo depois do recebimento da segunda dose ou dose única.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O Ministério da Saúde tem encaminhado as doses de reforço e a dose adicional de acordo com a análise no banco de dados de vacinação do SI-PNI de cada grupo vacinado. Para o público de imunossuprimidos graves foi calculado os que se enquadram nas comorbidades listadas e que já tenham recebido a segunda dose ou dose única há mais de 28 dias. No DF, o público estimado foi de 26 mil pessoas, mas pouco mais de 6 mil buscaram a vacina. Então fazemos o apelo para que as pessoas busquem a sua dose adicional”, pede o subsecretário.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF