11/10/2021 às 16:17, atualizado em 11/10/2021 às 17:58

Uma recepção especial aos atletas que chegam ao DF

Programação turística diferenciada foi elaborada para os jovens que vão disputar a 68ª edição da competição esportiva

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“As experiências que preparamos vão surpreender a todos e deixar aquela vontade de um ‘até breve, Brasília’” ” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A experiência de viajar começa na chegada ao destino. Centenas de estudantes que desembarcaram neste domingo (10) no Aeroporto Internacional de Brasília, para a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021, tiveram uma calorosa recepção organizada pela Secretaria de Turismo (Setur), com direito a banner instagramável para registro da chegada e boas-vindas com informações da programação preparada pela secretaria especialmente para os atletas universitários.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, participou pessoalmente do receptivo no terminal de desembarque do aeroporto. “Estamos muito alegres por recepcionar todos os campeões”, disse. “A equipe da Setur está no CAT [Centro de Atendimento ao Turista] do aeroporto, em cada um dos hotéis e preparando cada momento para que esses jovens sintam o nosso amor e carinho em recebê-los. Queremos que levem a capital de todos os brasileiros em seus corações. Além disso, as experiências que preparamos vão surpreender a todos e deixar aquela vontade de um ‘até breve, Brasília’”.

Competidores que chegaram domingo foram recebidos com entusiasmo | Foto: Divulgação/Setur

Atletas de basquete, natação, atletismo, voleibol, judô, xadrez, wrestling, counter-strike de várias cidades, como Florianópolis (SC), Santarém (PA), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), João Pessoa (PB), Venâncio Aires (RS), São Paulo (SP), Macapá (AP), Cascavel (PR) e Manaus (AM) receberam as boas-vindas dos servidores da Setur.

Veterano dos Jubs, Jones Pedroso, da comissão técnica da equipe de handebol da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), disse ser a primeira vez que presencia uma recepção tão especial. “Já nos sentimos campeões por ter a oportunidade de participar deste evento grandioso, que é o maior evento universitário da América Latina”, declarou. “A gente tem ciência que o trabalho do turismo se constrói unindo forças, o governo do estado e a CBDU [Confederação Brasileira de Desporto Universitário], tudo o que está envolvido, e quero destacar essa recepção que nos foi dada”.

Conhecendo a capital

[Olho texto=”“As competições vão aquecer o segmento de eventos e várias outras atividades econômicas” ” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Vida de atleta universitário não é fácil. Eles estão sempre na estrada para participar das competições. No entanto, a pandemia interrompeu esse ritmo. A última edição dos JUBs ocorreu em 2019, em Salvador. Essa é uma das razões pelas quais esta edição será tão especial. Brasília vai reunir milhares de atletas universitários de todos o país entre até o dia 18. A CBDU e o GDF adotaram um rígido protocolo de segurança sanitária, o que confere maior tranquilidade para a oferta de uma programação rica em vários segmentos do turismo.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Machado, destacou: “As competições vão aquecer o segmento de eventos e várias outras atividades econômicas. Durante dez dias de realização do evento, serão cerca de R$ 11 milhões injetados na economia local por meio de hotelaria, transporte, alimentação e outros itens. E, acima de tudo, há a volta das competições esportivas, com toda a segurança exigida, o retorno da prática esportiva tão importante para população, a melhora da qualidade de vida, da saúde física e mental”.

O atleta baiano Delson Fernando Menezes, de 23 anos, vai competir pela quarta vez nos jogos universitários e, pela primeira vez, na capital federal. “A minha expectativa é, além de fazer a minha melhor marca na competição, poder conhecer os pontos turísticos importantes de Brasília, como o Palácio do Planalto, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso e o Lago Paranoá”, disse. “Este momento também é especial porque estamos voltando a nos encontrar depois da pandemia. Estou muito feliz de estar aqui”. Delson é representante de Salvador na modalidade de 100 e 200 metros rasos, a corrida de velocidade no atletismo.

Visitas incentivadas

O árbitro de voleibol Gilberto Cotrim, 49 anos, mora na capital paulista e nunca tinha vindo a Brasília. “Estou ansioso para conhecer um pouco de tudo que a cidade tem a oferecer”, contou. “Quero aproveitar o tempo livre para ‘turistar’. É uma oportunidade única conhecer a capital do Brasil, que todos os brasileiros deveriam visitar ao menos uma vez”.

O jogador de handebol Áthila Rafael Rego Reis, 25, anos, de Santarém, também se mostrou entusiasmado: “Estou muito animado, porque não conhecia Brasília. A minha sensação é de alegria de estar aqui na capital do Brasil e onde acontecem as decisões do país. Quero visitar os monumentos, a arquitetura, que é muito diferente; quero ver o Lago Paranoá, os parques. Eu acredito que, quando for embora, vou sentir que a cidade é minha também, pois é a capital do meu país”.

Durante o encontro, a secretária de Turismo também enfatizou: “A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros acontece num momento muito significativo tanto para o Governo do DF quanto para os jovens que virão para Brasília. E a razão é a união de fatores que se convergem. Esses jovens vão vivenciar experiências turísticas que vão surpreendê-los, pois somos muito mais do que todos imaginam. A capital do país é rock, náutica, aventura, contemplação, gastronomia, cívica, lazer, arquitetura e esporte. Nosso governo tem trabalhado diuturnamente para oferecer uma cidade segura para todos os visitantes. A vacinação está em um nível muito adiantado e todo o comércio continua seguindo protocolos rigorosos de segurança sanitária”.

Programação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Setur preparou uma programação específica para os atletas e técnicos esportivos que estarão na cidade até o dia 18. Um dos destaques é a disponibilidade de um ônibus que sairá do CAT localizado no Setor Hoteleiro Norte (SHN) e outro do Setor Hoteleiro Sul (SHS), às 9h e às 15h. Esses dois ônibus levarão os cerca de 40 atletas em cada veículo a um city tour, com trajeto que inclui da Esplanada dos Ministérios à Ermida Dom Bosco.

Haverá também uma programação musical que animará os atletas durante as refeições no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). Além disso, os jovens contarão com um clube de desconto bem vantajoso para passeios de barco no Lago Paranoá e outros city tours. A programação completa estará disponível nos CATs localizados nos SHN, no SHS e no CICB.

*Com informações da Secretaria de Turismo