12/10/2021 às 19:27, atualizado em 12/10/2021 às 22:24

Da saúde à alegria: unidades da rede pública comemoram o Dia das Crianças

Ações que ainda estão ocorrendo vão desde arrecadação de brinquedos a atividades lúdicas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Em comemoração ao Dia das Crianças, várias unidades da rede pública de saúde prepararam ações para comemorar a data. As atividades tinham por objetivo levar ainda mais alegria para os pequenos.

Dentre as ações, destaca-se o projeto Disponibilizando acessibilidades aos alunos carentes, uma parceria da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde (Ascom) com as professoras Gesilenye Pereira Silva e Adriana Barbosa Mendes, dos 3º e 4º anos, respectivamente, da Escola Classe 03 do Gama.

As ações desenvolvidas por algumas unidades da rede pública de saúde para comemorar o Dia das Crianças se estendem até o dia 20, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Taguatinga | Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do DF

A ação foi desenvolvida com o objetivo de arrecadar recursos tecnológicos (tablets, celulares, notebooks) para alunos dos 3º e 4º anos da escola. Cerca de 280 alunos escreveram suas cartinhas a servidores da Secretaria de Saúde, com três pedidos diferentes, desde recursos midiáticos a brinquedos. Grande parte dos estudantes dessa instituição é vulnerável afetiva e financeiramente, o que a torna refém de um ensino precário, com falta de diversos recursos para o seu completo aprendizado, mais ainda na pandemia atual, em que a educação remota é uma realidade. Os presentes serão recebidos pelos alunos no dia 18 de outubro.

[Olho texto=”A UBS nº 2 de Sobradinho II, em parceria com o Rotary Club de Sobradinho e a Faculdade Anhanguera, aproveitará o dia D da campanha de Multivacinação, no próximo dia 16, para promover uma grande ação, com café da manhã para as mulheres e atividades educativas voltadas para prevenção de câncer de mama” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Algumas regiões de saúde também estão programando ações em prol das crianças e adolescentes. Na Região Central, será promovida no Adolescentro, nesta quarta-feira (13), às 9h, uma manhã com brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce, dançoterapia, plantio de horta e muita diversão para crianças e adolescentes.

Na Região de Saúde Sudoeste haverá pintura de rosto nas crianças que serão atendidas nos dias 13, 18 e 20 de outubro no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Taguatinga. No dia D da Campanha de Multivacinação, no próximo sábado (16), a Unidade Básica de Saúde nº 3 do Recanto das Emas está organizando atividades lúdicas, fábrica de brinquedos, contação de histórias, concurso de desenho e pintura, pula-pula, Além da distribuição de kits de higiene bucal.

Na Região Norte houve a distribuição de kit escolar na semana passada na internação e pediatria do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e nesta terça-feira (12), houve a distribuição de brinquedos doados. Já no CAPSi de Sobradinho ocorrerá a distribuição de lembrancinhas para serem entregues durante toda a semana da criança. Além disso, está acontecendo um jogo de acerto de quantidade de bolinhas, com dois prêmios para quem chegar mais próximo. A revelação ocorrerá na próxima semana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A UBS nº 2 de Sobradinho II, em parceria com o Rotary Club de Sobradinho e a Faculdade Anhanguera, aproveitará o dia D da campanha de Multivacinação, no próximo dia 16, para promover uma grande ação, com café da manhã para as mulheres e atividades educativas voltadas para prevenção de câncer de mama. A UBS estará toda decorada e contará com o apoio de uma equipe de animação para as crianças que serão vacinadas, para alegrar a festa e desenvolver atividades lúdicas. Já a UBS nº 11 de Planaltina promoveu atividades lúdicas para crianças nesta terça-feira (12), das 9h às 16h.

Já na região Sul, a técnica de nutrição Edilvane Martins, servidora do Hospital Regional do Gama (HRG) idealizou uma campanha de doação de brinquedos para crianças carentes. Houve a sensibilização de todos os servidores para que doassem os brinquedos pois, posteriormente, eles serão doados para uma instituição que atende crianças carentes da região.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF