15/10/2021 às 17:19, atualizado em 15/10/2021 às 17:25

Ceasa celebra 49 anos com homenagem a produtores rurais

Agricultores familiares e entidades que atuam na segurança alimentar também foram agraciados

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“O que valeu foi o empenho feito para atender a população de maior vulnerabilidade em tempos tão difíceis como os de agora”” assinatura=”Lidiane Pires, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Continuam as celebrações pelos 49 anos das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Durante solenidade na manhã desta sexta (15), foram entregues moções de louvor a produtores rurais, a representantes do Banco de Alimentos, de instituições do sistema agricultura, de entidades socioassistenciais e a pessoas que lutam pela segurança alimentar e nutricional da população do DF e entorno.

“A Ceasa é muito mais do que aquilo que as pessoas observam como um espaço apenas de uma feira de comercialização. Aqui passa boa parte da produção, principalmente de frutas e hortaliças. É um local que gera muitos empregos e onde boa parte dos agricultores familiares do DF e da Ride [Região Integrada de Desenvolvimento] trazem sua produção. Aqui se gera renda para essas famílias ”, destacou o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes.

A homenagem reuniu representantes de órgãos que atuam junto à produção agrícola do DF e da Ride | Foto: Divulgação/Ceasa

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Ceasa, Sebastião Marcio, lembrou que a empresa não parou um dia sequer por conta da pandemia de covid-19. “E isso se deve ao empenho de todos – carregadores, funcionários, produtores, comerciantes e grandes empresários”, frisou. “O que valeu, e muito, foi o empenho feito para atender a população de maior vulnerabilidade em tempos tão difíceis como os de agora”, ressaltou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa, Lidiane Pires.

Trabalho integrado

Também presente à cerimônia, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, lembrou que todo o trabalho de fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do DF tem sido realizado de forma intersetorial. “Assim tem ocorrido entre a Sedes [Secretaria de Desenvolvimento Social] e a Ceasa, por meio do Banco de Alimentos, e ainda com a Seagri [Secretaria de Agricultura] e a Emater, de forma a dar visibilidade às ações que são desenvolvidas, respeitando o pequeno agricultor, ofertando a assistência técnica necessária, até a entrega dos produtos à população mais vulnerável”, disse.

A presidente em exercício da Emater, Loiselene Trindade, também ressaltou a importância da Ceasa no escoamento dos alimentos: “A Ceasa se faz de pessoas – funcionários, produtores e empresários que estão à frente dessa grande empresa. Essa engrenagem que funciona aqui não é importante só para o Distrito Federal, mas também para toda a região do entorno”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Responsável pela iniciativa da homenagem, o deputado distrital Cláudio Abrantes, presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa do DF, finalizou a cerimônia. “A Ceasa tem um papel importantíssimo tanto no contexto econômico quanto no contexto social da nossa capital, uma vez que aproxima o produtor da mesa do brasiliense e também é um valioso polo que viabiliza inúmeras operações ligadas à alimentação, como restaurantes, mercados e outros”, destacou.

*Com informações da Ceasa