15/10/2021 às 21:36, atualizado em 15/10/2021 às 21:39

Mais de 2 mil custodiados participam do Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade ocorre desde 2014

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“Esta é a primeira vez que a Seape, por meio da Gerência de Políticas Penitenciárias e Núcleos de Ensino dos presídios, assume o protagonismo na realização do Encceja PPL. Seguimos as diretrizes e orientações do Inep e alcançamos um resultado bastante satisfatório. Estamos no caminho certo em se tratando de ressocialização”” assinatura=”Geraldo Nugoli, secretário de Administração Penitenciária” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, 2.050 custodiados do sistema prisional do Distrito Federal participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas foram aplicadas entre os dias 13 e 14 de outubro nas unidades prisionais. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), esta é a primeira vez, desde 2014, que o certame é organizado exclusivamente pela pasta, em cumprimento às diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nas edições anteriores do Encceja – voltadas para pessoas privadas de liberdade (PPL) – as provas eram aplicadas pela administração penitenciária em parceria com a Secretaria de Educação (SES). A pasta é responsável pela oferta de ensino dentro do sistema penitenciário do DF. “Esta é a primeira vez que a Seape, por meio da Gerência de Políticas Penitenciárias e Núcleos de Ensino dos presídios, assume o protagonismo na realização do Encceja PPL. Seguimos as diretrizes e orientações do Inep e alcançamos um resultado bastante satisfatório. Estamos no caminho certo em se tratando de ressocialização”, explica o secretário de Administração Penitenciária, Geraldo Nugoli.

Na primeira vez em que o Encceja foi realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária, 2.050 custodiados participaram do Encceja | Fotos: Divulgação/Seape-DF

Para a gerente de Políticas Penitenciárias da Seape, a policial penal Larissa Reis, o Encceja voltado para pessoas privadas de liberdade representa uma grande oportunidade para que uma parcela significativa da população carcerária possa melhorar o nível de escolaridade e, ao mesmo tempo, conseguir a tão sonhada remição de pena. “O exame faz parte de um processo de inclusão social muito significativo, pois contribui com a elevação da escolarização dessas pessoas que estão no cárcere e a consequente reinserção social. É inegável que a educação continua sendo o caminho mais seguro e concreto para a ressocialização”.

Entenda o Encceja Nacional PPL 2020 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Nacional PPL 2020 é voltado para pessoas presas e jovens sob medida socioeducativa. As inscrições ficaram abertas no período de 7 a 18 de junho de 2021 e as provas foram realizadas entre os dias 13 e 14 de outubro nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As provas do sistema prisional do DF foram aplicadas por prestadores de serviço contratados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Todas as atividades foram coordenadas e monitoradas pela Seape, com a participação direta de policias penais lotados nos Núcleos de Ensino (Nuen) de cada unidade prisional.

*Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária do DF