17/10/2021 às 12:19, atualizado em 17/10/2021 às 20:21

População pode acompanhar debate para aprimorar assistência social no DF

A 14ª Conferência Distrital de Assistência Social está marcada para a próxima quinta-feira (21)

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Já está disponível no site da Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) o formulário de inscrição para os observadores que tem interesse em acompanhar a 14ª Conferência Distrital de Assistência Social, marcada para a próxima quinta-feira (21). Qualquer pessoa pode se inscrever, independentemente de vínculo com o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para participar, acesse: www.sedes.df.gov.br.

“A ideia é abrir espaço para a população acompanhar as discussões e conhecer as propostas levantadas nas sete conferências regionais para aprimorar a política de assistência social do Distrito Federal”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Conferência Distrital

A 14ª Conferência Distrital de Assistência Social vai reunir as propostas levadas pelos 169 delegados eleitos para representar as 33 regiões administrativas do DF. Cada um dos sete encontros regionais contou com a participação de usuários, trabalhadores e entidades ligadas ao Suas para avaliar a atual política e apresentar sugestões, que serão debatidas agora na conferência distrital, que terá como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

[Olho texto=”“A ideia é abrir espaço para a população acompanhar as discussões e conhecer as propostas levantadas nas sete conferências regionais para aprimorar a política de assistência social do Distrito Federal”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), Kariny Alves, no encontro marcado para a semana que vem será produzido um relatório, que vai ser enviado para o Governo do Distrito Federal (GDF) com as prioridades definidas pelos próprios usuários e trabalhadores do Suas.

“Um balanço que podemos fazer das sete conferências regionais foi a participação expressiva dos usuários das unidades da assistência social. Houve uma mobilização importante dos territórios para envolver a população na discussão e na busca pela melhoria dos serviços”, ressalta.

Dentre os 169 delegados que vão participar da 14ª Conferência Distrital de Assistência Social, 12 serão escolhidos para representar o Distrito Federal na XII Conferência Nacional de Assistência Social, marcada entre os dias 7 e 10 de dezembro. Entre os 12 delegados, seis são representantes do GDF e 6 da sociedade civil, sendo dois trabalhadores do Suas, dois usuários e dois representantes de entidades.

Mayara Noronha Rocha reforça que o resultado das discussões na conferência distrital também será levado para o encontro nacional.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“As conferências de assistência social são um espaço democrático, onde todos podem acompanhar o que está sendo feito e sugerir novas ações para aprimorar cada vez mais os nossos serviços e tornar a assistência social um espaço de combate às desigualdades e de inclusão”, finaliza.

 

*Com informações da Sedes