19/10/2021 às 18:30, atualizado em 19/10/2021 às 18:49

Abertas inscrições para seleção de Residência de Saúde

Serão oferecidas 373 vagas em 15 áreas de concentração para 10 categorias profissionais. Dia 30 de novembro é último prazo para confirmar participação

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e vinculada à Secretaria  de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), abriu inscrições para a realização de processo seletivo 2022 de ingresso em programa de Residência em Áreas Profissionais da Saúde. No total, serão 373 vagas em 15 áreas de concentração para 10 categorias profissionais.

[Olho texto=”“As Residências em Áreas Profissionais de Saúde permitem que os profissionais de diversas categorias desenvolvam competências em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde, nas Redes de Atenção à Saúde, sob supervisão de preceptores qualificados” assinatura=”Vanessa Campos, coordenadora da pós-graduação lato sensu e extensão da Escs” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os programas de residência no âmbito da SES-DF têm por objetivo formar especialistas em saúde para que eles possam ser inseridos como futuros trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Por se tratar de uma especialização que dá ao residente uma visão prática da atuação em saúde, o estudante estará preparado para atuar na rede pública e construir soluções positivas para os problemas que enfrentará.

A seleção para preenchimento das vagas envolverá uma única fase, mas composta por duas etapas, de responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). A primeira será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda etapa será a avaliação de currículo, de caráter classificatório.

A médica e coordenadora da pós-graduação lato sensu e extensão, Vanessa Campos, destacou as categorias profissionais de atuação dos residentes.

“As Residências em Áreas Profissionais de Saúde permitem que os profissionais de diversas categorias desenvolvam competências em saúde da criança, do adulto e idoso, da família, urgência e trauma, saúde mental infantojuvenil e adulta, centro cirúrgico, atenção oncológica, cuidados paliativos, atenção cardíaca, intensivismo, obstetrícia, priorizando o cuidado interprofissional, e o trabalho colaborativo, em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde, nas redes de Atenção à Saúde, sob supervisão de preceptores qualificados”, declarou Vanessa Campos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30/11/2021. As provas ocorrerão no dia 12 de dezembro de 2021. Para conferir o edital completo e realizar a inscrição via internet clique aqui.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O valor da taxa de inscrição é de R$ 246,00. Após a concluir a inscrição, o candidato deverá emitir o boleto de cobrança e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 1º de dezembro de 2021.

As inscrições somente serão efetuadas após o pagamento da taxa de inscrição ou do deferimento da sua isenção pelo Iades.

*Com informações da Escola Superior de Ciências da Saúde