19/10/2021 às 18:59, atualizado em 19/10/2021 às 19:47

Mutirão destaca dedicação dos profissionais de saúde

Secretário ressalta atuação de servidores e voluntários ao abrir no HRT nova etapa da iniciativa para reconstrução mamária que já tem 225 beneficiadas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

“Não é só a cirurgia. É o caráter humanitário”. É assim que o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, define o mutirão de reconstrução mamária do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O gestor participou nesta terça-feira (19) do evento oficial de lançamento da iniciativa que deve beneficiar 49 mulheres até a próxima sexta-feira (22).

Na solenidade, o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, também elogiou o trabalho dos servidores e dos voluntários,  que inclui desde cirurgiões até maquiadores | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Com o slogan “Reconstruir é um ato de amor. Não deixe que suas cicatrizes de guerra ofusquem a beleza da sua vitória”, o projeto tem como objetivo reconstruir as mamas de mulheres mastectomizadas e, assim, contribuir para o resgate da autoestima e da autoconfiança das pacientes.

Desde o primeiro mutirão, realizado em 2016, 225 mulheres já passaram pelas cirurgias. Em 2021, sete mulheres também passarão pela reconstituição visual das aréolas por meio do procedimento de micropigmentação.

[Olho texto=”“Técnicas complexas de cirurgia podem recuperar a mama, mas nada supera o carinho com as pacientes”” assinatura=”Sílvio Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a solenidade, o secretário de Saúde também elogiou o trabalho dos servidores e dos 130 voluntários, incluindo 38 cirurgiões, 24 anestesistas, 10 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem, além de profissionais de esterilização e preparo de equipamentos, maquiadores, cabeleireiros, manicures, tatuadores e até da área de decoração.

A decoração que o hospital recebe especialmente para o Outubro Rosa faz parte da estratégia de acolhimento das pacientes. “Essa atitude é o que faz este hospital”, completou Pafiadache.

À frente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o médico Sílvio Ferreira lembrou o desafio para realizar o mutirão pelo segundo ano seguido em um contexto de pandemia, algo possível graças à dedicação dos envolvidos. “Técnicas complexas de cirurgia podem recuperar a mama, mas nada supera o carinho com as pacientes”, afirmou.

A decoração que o hospital recebe especialmente para o Outubro Rosa faz parte da estratégia de acolhimento das pacientes

Voluntários da SBCP também participarão da realização de cirurgias ao longo deste mês no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

A secretária da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli, lembrou das políticas públicas para a população feminina: “Quando a gente fala de saúde da mulher, não falamos apenas de uma ação, mas de um direito”, disse a secretária.

Somente neste mês, houve a inauguração do mamógrafo do Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu), a capacitação de profissionais das unidades básicas de saúde e o início da campanha Dignidade Feminina, voltada para os cuidados íntimos durante o período menstrual.

Já o deputado Jorge Viana fez elogios aos profissionais das equipes de apoio do HRT e ressaltou o início da construção do Hospital Oncológico Dr. Jofran Frejat, que ficará ao lado do Hospital da Criança. A pedra fundamental do prédio foi lançada em junho pelo governador Ibaneis Rocha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A gente não pode deixar de valorizar esse grande hospital”, afirmou o deputado. Segundo Jorge Viana, a criação da nova unidade permitirá a realização de mutirões como o que está em andamento no HRT ao longo de todo o ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o mais frequente entre mulheres, correspondendo a 43,74% dos novos casos em 2021. Em 2020, foram 66.280 casos de câncer de mama registrados no Brasil, sendo 730 no DF. Também é o mais letal, com 18.068 registros de óbito em 2019.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF