19/10/2021 às 14:02, atualizado em 19/10/2021 às 14:08

Plano Piloto receberá duas oficinas da revisão do Pdot

Reuniões serão neste sábado (23), pela manhã e à tarde, com a participação de moradores de oito regiões administrativas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Plano Piloto receberá, neste sábado (23), a sexta e a sétima oficinas temáticas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) para debater o futuro do Distrito Federal. O local escolhido para as duas reuniões é o Centro de Ensino Médio Setor Oeste, na 912 Sul. Poderão participar moradores de oito regiões administrativas.

A primeira oficina ocorrerá das 8h30 ao meio-dia, sendo aberta a moradores do Lago Sul, Lago Norte, Varjão e Park Way. Já a segunda reunião, das 14h30 às 18h, é direcionada a quem mora no Cruzeiro, Candangolândia, Plano Piloto e Sudoeste/Octogonal.

[Olho texto=” Já foram debatidos temas como a pressão da área urbana sobre o setor rural e a possibilidade de regularização de diversos locais” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As reuniões vão ocorrer nos formatos presencial e virtual. As inscrições para participar pessoalmente já estão disponíveis no portal do Pdot, por meio do formulário a ser preenchido com nome, CPF, e-mail para contato e cidade onde mora. Devido à pandemia, a quantidade de participantes presenciais será limitada a 100 pessoas para cada oficina.

Já o debate virtual será feito pela plataforma Zoom. Ocorrerá simultaneamente ao presencial e terá transmissão pelo canal no YouTube da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o Conexão Seduh. O link estará disponível no portal do Pdot no dia do evento.

Discussão aberta

A meta é que a população discuta os principais desafios enfrentados em sua cidade, com atividades e questionamentos que serão propostos aos participantes. O objetivo é ouvir a comunidade de cada local, discutindo as problemáticas, assim como os pontos positivos de cada região, para que possam ser trabalhados pela Seduh na elaboração da revisão do Pdot.

Mais de 700 pessoas participaram das cinco últimas oficinas temáticas, promovidas nas formas presencial e virtual. As discussões trataram de temas como pressão da área urbana sobre o setor rural, potencialidades para a geração de emprego e renda no DF, dificuldade de transporte público em áreas mais afastadas e a possibilidade de regularização de diversos locais – como, entre outros, a Vila dos Carroceiros, em Santa Maria.

Regras

Os inscritos para a reunião presencial deverão se apresentar no local com seu documento de identificação antes do início da reunião. Faltando 15 minutos para começar o evento, serão liberados os lugares não ocupados para aqueles que não fizeram inscrição prévia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Não será ultrapassado o número total permitido nas oficinas presenciais, em cumprimento às regras sanitárias contra a covid-19.

Os não inscritos deverão pegar senha no local e se manter em fila para o caso de serem convidados a preencher uma vaga. Nesse caso, será feita uma chamada por senha, que, se não for atendida, dará lugar à próxima e, assim, sucessivamente.

Oficinas

Ao todo, serão sete oficinas temáticas organizadas pela Seduh. As do próximo sábado serão as últimas reuniões previstas no atual cronograma. São todas promovidas em uma região que, intitulada Unidade de Planejamento Territorial (UPT), representa um grupo de cidades. Na próxima etapa da revisão do Pdot, haverá novas oportunidades de participação pública.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação