21/10/2021 às 18:43

Aprovado projeto do Brasília Skate Plaza no Parque da Cidade

Complexo com padrões olímpicos terá pistas para diferentes estilos desse esporte

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“O objetivo é revitalizar a área onde se encontram instaladas as antigas pistas de aeromodelismo e o espelho d’água para modelismo naval, devolvendo a um espaço subutilizado o papel para o qual foi originalmente designado, que é esporte e lazer”” assinatura=”Janaína Vieira, secretária executiva de Gestão do Território da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

Mais um passo foi dado na criação de um complexo desportivo, com padrões olímpicos, para a prática de skate no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (21) a Portaria n° 94, que aprovou o projeto do chamado Brasília Skate Plaza – uma área voltada para todos os praticantes do esporte no DF.

Está prevista a construção de um conjunto de pistas de skate com escadarias, corrimãos, ladeiras escavadas e jardins nas proximidades do Estacionamento 4, em frente à Hípica e ao Restaurante Gibão, que vão contemplar pelo menos quatro estilos desse esporte: street (pista linear), downhill (ladeira), bowl e park (pistas verticais).

A iniciativa prevê instalação de vestiários, sanitários, arena infantil e uma praça central, seguindo o traçado original de Burle Marx para o local e respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano de Uso e Ocupação do Parque da Cidade.

O projeto do complexo Brasília Skate Plaza, que prevê a instalação de vestiários, sanitários, arena infantil e uma praça central, contempla pelo menos quatro estilos desse esporte: street (pista linear), downhill (ladeira), bowl e park (pistas verticais) | Arte: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh-DF)

“O objetivo é revitalizar a área onde se encontram instaladas as antigas pistas de aeromodelismo e o espelho d’água para modelismo naval, devolvendo a um espaço subutilizado o papel para o qual foi originalmente designado, que é esporte e lazer”, explicou a secretária executiva de Gestão do Território da Seduh, Janaína Vieira.

Para a secretária executiva, a construção do Brasília Skate Plaza também garante um local que proporciona um treinamento de alto desempenho para os praticantes desse esporte, cuja prática se mostrou crescente em todo o país.

[Olho texto=”“A construção de uma pista de skate em um dos pontos centrais do DF, no caso o Parque da Cidade, se mostra necessária para fomentarmos mais sua prática entre nossos jovens”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Especialmente depois que o skate foi incluído, pela primeira vez na história, no grupo de modalidades nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, com o Brasil conquistando medalhas”, lembrou Janaína Vieira.

Próximos passos

A aprovação do projeto era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará a proposta para a Secretaria de Esporte e Lazer. A iniciativa foi uma solicitação da pasta, que será responsável pelo orçamento e pela licitação da obra.

“A construção de uma pista de skate em um dos pontos centrais do DF, no caso o Parque da Cidade, se mostra necessária para fomentarmos mais sua prática entre nossos jovens”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Nós temos muitos adeptos da modalidade em nossa cidade, inclusive, com representante brasiliense nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, destacou.

Pista de patinação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A ideia é que o Brasília Skate Plaza seja todo integrado ao projeto da futura pista de patinação prevista para o Parque da Cidade. Elaborada pela Seduh, a iniciativa será um circuito de 200 metros, tendo arquibancada, praça e mais calçadas entre a ciclovia e a pista de caminhada, planejada para ficar entre os estacionamentos 3 e 4.

O projeto, contemplado no Plano de Uso e Ocupação do Parque da Cidade, também foi encaminhado para a Secretaria de Esporte e Lazer. A pasta será responsável pelo orçamento e pela licitação da obra.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF