28/10/2021 às 18:22, atualizado em 28/10/2021 às 18:52

Educação profissional e tecnológica com mais de 5,6 mil vagas

Edital publicado nesta quinta (28) determina abertura de 4.401 vagas; estão previstas outras 1.658 em breve

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Para o primeiro semestre de 2022, a Secretaria de Educação abriu 4.041 vagas de educação profissional e tecnológica, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD). A publicação foi feita no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (28).

As inscrições vão ter início no dia 23 de novembro e irão até o dia 5 de dezembro pelo site da Secretaria de Educação. Se o número de inscritos ultrapassar o de vagas oferecidas, serão realizados sorteios eletrônicos entre 6 e 15 de dezembro.

[Olho texto=”Em todas as escolas técnicas, 20% das vagas são destinadas para candidatos com deficiência ou transtorno do espectro autista, comprovados por laudo médico no ato da matrícula” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As oportunidades são para os seguintes locais: Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep), Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) e centros de educação profissional (CEPs) Escola Técnica de Planaltina, Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese, Escola Técnica de Brasília, Escola Técnica Deputado Juarezão, em Brazlândia, e Escola Técnica de Ceilândia.

Mais vagas

Já as ofertas da Escola de Música de Brasília (EMB), Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica (Cemi) do Gama e do Cruzeiro, Centro Educacional 2 do Cruzeiro e Centro Educacional Stella do Cherubins serão publicadas em breve, somando mais 998 vagas para a educação profissional e tecnológica da rede pública de ensino do Distrito Federal. A Escola Técnica de Ceilândia (ETC) também vai abrir mais 660 vagas para cursos de formação inicial e continuada.

Em todas as escolas técnicas, 20% das vagas são destinadas para candidatos com deficiência ou transtorno do espectro autista, comprovados por laudo médico no ato da matrícula. O candidato deverá apontar, na hora da inscrição, se irá concorrer a essas vagas.

Confira as vagas disponíveis

  • Cejaep

O Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep), localizado na SGAS Quadra 602, abriu 300 vagas de curso técnico de nível médio e técnico, a distância, em secretaria escolar. Para se inscrever, é necessário ter 16 anos completos no ato da matrícula e estar cursando, no mínimo, a 2ª série do ensino médio ou equivalente da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • Cesas

No Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), localizado no SGAS II – Setor de Grandes Áreas Sul, as 100 vagas ofertadas são para cursos de formação inicial e continuada na modalidade presencial. Os cursos são operador de computador, assistente administrativo, jardineiro e auxiliar de cozinha. As aulas podem ser no período matutino ou noturno. Os candidatos devem se inscrever em apenas um curso por turno e um tipo das vagas oferecidas.

  • Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Planaltina (ETP)

Para o CEP ETP, foram abertas 1.180 vagas em educação a distância (EaD) e presencial, nos turnos matutino ou noturno. O curso de formação inicial e continuada a distância é de balconista de farmácia. Já os cursos de educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial são em análises clínicas, enfermagem, nutrição e dietética, e saúde bucal. Na modalidade a distância, os cursos são de controle ambiental, informática, registros e informações em saúde, secretaria escolar, tradução e interpretação de libras.

  • Centro de Educação Profissional: Escola Técnica do Guará (ETG) Professora Teresa Ondina Maltese

O CEP ETG Professora Teresa Ondina Maltese é localizado na EQ 17/19, Lote A, do Guará II. As 406 vagas oferecidas são nos cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada nas modalidades presencial e a distância. Sendo esses de enfermagem, computação gráfica, operador de computador e cuidador de idoso.

  • Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Brasília (ETB)

Localizado em QS 7, Avenida Águas Claras, o CEP ETB tem 890 vagas para cursos de educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial. A oferta é dividida em eletrônica, eletrotécnica, informática e telecomunicações.

  • Centro de Educação Profissional: Escola Técnica Deputado Juarezão, de Brazlândia

O CEP Escola Técnica Deputado Juarezão fica na Quadra 34, Área Especial no 4, Vila São José, de Brazlândia. Na escola são oferecidas 195 vagas de educação profissional técnica de nível médio, na modalidade presencial, em informática e enfermagem.

  • Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Ceilândia (ETC)

Já no CEP ETC, da Área Especial QNN 14, são 970 vagas para cursos de educação profissional técnica de nível médio. Na modalidade presencial, as vagas são divididas em administração, informática e logística. Os cursos a distância são de administração e informática, ambos integrados à EJA.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Resultado e matrícula

O resultado dos selecionados será divulgado também no site da Secretaria de Educação, no dia 16 de dezembro, a partir das 18h. A primeira chamada da matrícula será de 4 a 6 de janeiro, sendo necessária a apresentação de declaração de escolaridade, cópias digitalizadas de histórico escolar, certificado de conclusão de ensino médio (caso já tenha concluído), RG, CPF, foto 3×4 colorida e recente, comprovante de residência ou declaração de residência, tipagem sanguínea e fator RH.

Veja aqui as portarias.

*Com informações da Secretaria de Educação