30/10/2021 às 13:36, atualizado em 31/10/2021 às 09:38

Painel de exposição é doado à Estação Galeria do Metrô-DF

A mostra ‘Europe Readr’, da qual a obra faz parte, fica em cartaz até dezembro nas 27 paradas do metrô de Brasília, promovendo a literatura europeia

Por Agência Brasília * | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“A Europe Readr é a materialização de um esforço conjunto para disseminar a cultura literária da Europa entre a população brasiliense que frequenta as estações do metrô”” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do EAI” esquerda_direita_centro=”direita”]

A exposição Europe Readr, em cartaz nas estações de metrô de Brasília até dezembro, vai deixar sua marca na cidade. Nesta sexta-feira (29), um dos painéis da mostra, realizada pela Embaixada da Eslovênia com apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e do Metrô-DF, foi doado à Estação Galeria, ganhando lugar fixo nas instalações metroviárias.

O painel conta com uma tela artística desenvolvida por alunos dos cursos de design e arquitetura da Universidade do Distrito Federal (UDF), além da capa de um livro, uma citação literária traduzida para o português e um QR code com direcionamento para a plataforma Europe Readr de literatura europeia.

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, a iniciativa contribui para a internacionalização da capital brasileira. “A Europe Readr, além de homenagear a presidência da Eslovênia no Conselho da União Europeia, é a materialização de um esforço conjunto para disseminar a cultura literária da Europa entre a população brasiliense que frequenta diariamente as estações do metrô”, afirma.

Doação ocorreu em evento com presença da chefe do EAI, Renata Zuquim; do diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral; do embaixador da Eslovênia, Gorazd Rencelj, e da autora da obra, Giovana Monteiro | Foto: EAI-DF

Na mesma linha, o diretor presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, acredita que “o contato com a cultura refrigera a alma das pessoas”. Segundo ele, a Estação Galeria é muito frequentada. “Tenho certeza que o contato com a arte vai melhorar o dia de muitas pessoas que passarem por aqui, ao olharem e refletirem sobre o que estão vendo”, reitera.

[Olho texto=”“Se uma pessoa puser um livro nas mãos por ter visto este painel, nosso papel terá sido cumprido”” assinatura=”Gorazd Rencelj, embaixador da Eslovênia” esquerda_direita_centro=”direita”]

Já o embaixador da Eslovênia, Gorazd Rencelj, considera que o painel será um legado do projeto Europe Readr à Brasília. “Nosso desejo final é que ele cumpra seu trabalho, de fazer com que as pessoas que passam por aqui possam parar e pensar sobre a literatura, o pensamento crítico e o futuro. Se uma pessoa puser um livro nas mãos por ter visto este painel, nosso papel terá sido cumprido”, defende o representante diplomático.

Além das autoridades citadas, esteve presente na cerimônia de inauguração do painel doado a artista e estudante de Arquitetura e Urbanismo da UDF Giovana Monteiro, uma das autoras dos painéis artísticos. Para ela, participar dessa ação foi uma oportunidade única.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“[Esta foi] uma experiência que acrescentou bastante. O processo criativo, de ter contato com a cultura europeia, a possibilidade de ter algo meu exposto no metrô, na Estação Galeria, que é um lugar com tanto movimento, foi uma oportunidade única e incrível”, comemora.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF