03/11/2021 às 18:04, atualizado em 03/11/2021 às 18:13

Feira de Orquídeas movimenta Jardim Botânico de Brasília

Evento contou com quatro orquidários comerciais e dois viveiros de plantas ornamentais de São Paulo, Distrito Federal e Goiás

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Apaixonados por orquídeas e plantas ornamentais movimentaram a 2ª Feira de Orquídeas de 2021, realizada de 29 a 31 de outubro no Jardim Botânico de Brasília (JBB). Com quatro orquidários comerciais e dois viveiros de plantas ornamentais de São Paulo, Distrito Federal e Goiás, o evento ofereceu aos 50 primeiros clientes que adquiriram orquídeas outra unidade de brinde.

Feira de Orquídeas foi realizada no Jardim Botânico entre 29 e 31 de outubro | Fotos: Divulgação/Jardim Botânico de Brasília

O colecionador e produtor de orquídeas Eugênio Pacilli trouxe mais de mil espécies para comercializar na feira. Com o viveiro do Park Way, ele conta que produz a espécie há mais de 10 anos. “Minha paixão por orquídeas teve início quando comecei a cultivar em casa como hobby. Este evento é uma excelente oportunidade para o visitante conhecer vários tipos da espécie, além daquelas que não são comerciais”, explicou.

A aposentada Maria Edmir Costa Gomes, de 86 anos, aumentou sua coleção de orquídeas

A aposentada Maria Edmir Costa Gomes, de 86 anos, esteve na feira de orquídeas no sábado. Com mais de 30 plantas da espécie em casa, ela conta que veio ao evento para ampliar a coleção. “Sempre gostei muito de orquídeas e nas feiras do JBB posso adquirir espécies que ainda não tenho em casa para deixar meu lar ainda mais belo”, comemorou.

Palestras e oficinas

Nesta edição foram realizadas palestras e oficinas gratuitas direcionadas aos admiradores de orquídeas e suculentas. As palestras sobre o cultivo de orquídeas foram ministradas pelo agrônomo e proprietário do Orquidário Recanto de Analândia (SP), Márcio Vanique. “A 2ª Feira de Orquídeas de 2021 foi uma excelente oportunidade para compartilharmos com os visitantes conhecimentos sobre cultivo, substrato, luz, água, adubação, controle de pragas e doenças de orquídeas”, detalhou Márcio Vanique, que comercializa a planta há 24 anos.

O engenheiro agrônomo Almeri da Silva Martins participou da palestra sobre o cultivo de orquídeas. Interessado em montar um orquidário na sua casa, em um condomínio do Jardim Botânico, ele aproveitou a oportunidade para aprender sobre os cuidados para manter as espécies sempre belas. “Comprei mais de 20 orquídeas na feira e aproveitei a palestra para adquirir dicas valiosas sobre como cultivá-las. Mesmo com bastante conhecimento, jamais soube que a inclinação do vaso pode trazer benefícios para esse tipo de planta”, comemorou.

[Olho texto=”“Aproveitei a palestra para adquirir dicas valiosas sobre como cultivá-las. Mesmo com bastante conhecimento, jamais soube que a inclinação do vaso pode trazer benefícios para esse tipo de planta”” assinatura=”Almeri da Silva Martins, engenheiro agrônomo ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As oficinas “Monte seu jardim encantado de suculentas” foram realizadas pela Magia da Diversão e ministradas por Marília Guimarães, psicóloga e amante da natureza. “Atualmente as crianças têm mais acesso às tecnologias do que a atividades manuais, principalmente aquelas voltadas ao meio ambiente. Nossa proposta é aproximar os pequenos da natureza e despertar neles o interesse pelo processo do plantio e pelos cuidados com as plantas”, defendeu.

Geovana Almeida trouxe o filho Miguel para participar da oficina. Recém-chegada de Belo Horizonte (MG), ela conta que não permite que o pequeno de quatro anos tenha acesso ao celular e ao computador. “Quero que ele aproveite ao máximo a sua infância. Oficinas como essa oferecem interação com a natureza e o contato direto com a terra. Como resultado, temos a criatividade aguçada e o bem-estar de quem participa”, elogiou.

Para a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, o diferencial da 2ª Feira de Orquídeas de 2021 foram as palestras e oficinas gratuitas oferecidas no evento. “O objetivo foi levar mais conhecimento sobre replante, cultivo e adubação de orquídeas e suculentas aos frequentadores desta edição para auxiliar os apaixonados por plantas no cultivo”, explicou.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília