04/11/2021 às 12:24, atualizado em 04/11/2021 às 13:58

Secretaria publica o edital do ‘Projeto Cultura nas Cidades’

Com investimento de R$ 3,6 mi, o programa tem, entre outros objetivos, ofertar capacitação para o mercado da economia da cultura

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Para ampliar o acesso da população do Distrito Federal às políticas públicas culturais, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (4), o edital nº 38/2021, que vai selecionar Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar o projeto Cultura nas Cidades. As inscrições podem ser feitas a partir de sexta-feira (5).
Com investimento de R$ 3,6 milhões, o projeto tem como finalidade ofertar capacitação para o mercado da economia da cultura, descentralizar os serviços e recursos da Secec e apoiar as atividades culturais das gerências de Cultura das Regiões Administrativas (RAs), sobretudo, naquelas que apresentam menores Índices de Desenvolvimento Humano. A expectativa da Secec é de atender cerca de seis mil pessoas em até 33 RAs.

“A Secec trabalha incessantemente para que o fomento público chegue às pontas, alcançando tanto artistas quanto população que não acessam à cultura tão facilmente como nas regiões administrativas”, observa o secretário em exercício, Carlos Alberto Jr.

O projeto pretende potencializar as condições de sustentabilidade, pensando no cenário atual de avanço das tecnologias digitais, que introduz outros modos de criação, distribuição e consumo de cultura, demandando profissionais capazes de lidar com os novos desafios da área cultural.

“Trabalhamos nesse tripé acesso cultural, democratização e geração de empregos. Esse edital aprofunda uma gestão pública que busca espalhar as ações culturais em todo o DF”,  destaca a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes.

A comissão de seleção instituída pela portaria nº 201/2011, publicada no DODF desta quinta-feira, verificará se a proposta atende a requisitos mínimos como planejamento técnico, metodologia de gestão de recursos e captação, programação das atividades e estratégia de mobilização e estimativa de público.

Inscrições

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As organizações da sociedade civil interessadas devem preencher a o Anexo I – Ficha de Inscrição e enviar para o endereço eletrônico protocolo@cultura.df.gov.br, com o assunto “Seleção do Chamamento Público para realização do objeto: “Cultura nas Cidades”. As inscrições vão até 5 de dezembro de 2021.

* Com informações da Secec