05/11/2021 às 15:53

Comitê de revisão do Pdot realiza segunda reunião

Na ocasião, foi apresentado o balanço das sete oficinas temáticas feitas em outubro sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A segunda reunião do Comitê de Gestão Participativa (CGP) da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) ocorreu na noite desta quinta-feira (4), de forma virtual, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

Participaram representantes das entidades da sociedade civil organizada que compõem o comitê, para debater o processo de revisão do Pdot – ferramenta essencial para balizar as políticas públicas territoriais e ambientais nos próximos dez anos.

Na ocasião, foi apresentado aos participantes o balanço das sete oficinas temáticas que ocorreram em outubro e fizeram parte da fase de participação popular na revisão. Ao todo, 932 pessoas participaram das sete reuniões, de forma presencial e virtual. Contando com os técnicos da Seduh, a quantidade sobe para 1.187 pessoas.

“Tivemos um mês de outubro bastante produtivo com as sete oficinas”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira. “Agradecemos a todos os representantes do comitê presentes nelas. Isso engrandece e estimula a participação de todos”, ressaltou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a reunião, também foi discutido com os representantes das entidades o regimento interno do CGP. Os participantes apresentaram contribuições ao texto. O tema retornará para deliberação na próxima reunião do comitê.

O CGP é mais um canal para manter o diálogo ativo com a sociedade civil organizada e incorporar as demandas da população no processo de revisão do Pdot. Trata-se de uma construção conjunta entre o governo e a comunidade.

* Com informações da Seduh