07/11/2021 às 17:44, atualizado em 07/11/2021 às 20:25

Sejus Mais Perto do Cidadão chega a Planaltina

Nesta edição, foram feitos cerca de 6 mil atendimentos no Setor Habitacional Arapoanga

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Foram oferecidos serviços públicos, como Na Hora, emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG, assistência jurídica, psicológica e corte de cabelo, além de atendimento médico, odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia, acupuntura, massoterapia, exame citopatológico, consulta oftalmológica, prevenção ao glaucoma, entre outros  Fotos: | Divulgação/ Sejus

O programa Sejus Mais Perto do Cidadão, realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania, desembarcou pela segunda vez em Planaltina. Nesta edição, as ações ocorreram no Setor Habitacional Arapoanga, onde cerca de 6 mil atendimentos foram realizados nesta sexta-feira (5) e sábado (6).

Para a secretária da pasta, Marcela Passamani, a ação é sinônimo de cuidado, proteção, acolhimento e respeito com a população. “Esse projeto é uma forma de aproximar o Governo do Distrito Federal de seus cidadãos. Este, sem dúvidas, foi um dos maiores Sejus Mais Perto do Cidadão, graças aos nossos voluntários e parceiros que somam conosco e topam levar serviços de qualidade para mais perto das pessoas. Eu sou só gratidão”, agradece.

“Estou impactada, a festa foi show de bola. Só quem não veio que perdeu. O programa deveria continuar a semana inteira”, avalia a cuidadora de animais, Maria do Socorro da Costa, de 52 anos, logo após receber uma massagem relaxante da equipe da Faculdade Anhanguera.

Foram oferecidos serviços públicos, como Na Hora, emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG, assistência jurídica, psicológica e corte de cabelo, além de atendimento médico, odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia, acupuntura, massoterapia, exame citopatológico, consulta oftalmológica, prevenção ao glaucoma, entre outros.

“Meus olhos estavam irritados, vermelhos, tipo alergia, mas eu não tinha condição de pagar um exame porque estou desempregada”, revela a dona de casa Maria do Socorro Costa Marques, de 55 anos, que além do exame, também ganhou uma armação de óculos. “Já eu vim buscar pelo exame odontológico e consegui fazer uma restauração no dente. Saio daqui realizado”, afirmou o assessor técnico, Luis Fernando, de 27 anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os moradores ainda tiveram a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes para agente de portaria, recepcionista, Personal Organizer (organização e limpeza doméstica), primeiros socorros, combate a incêndios e palestras de confeitaria.

A ação também contou com apresentações culturais, venda de produtos orgânicos e pães produzidos por socioeducandos e Feira de Talentos e Cidadania. Para a criançada, foi montada uma tenda com oficinas, brinquedoteca, pula-pula e cantinho da leitura.

A próxima parada da Sejus será em São Sebastião, com atendimentos de saúde e bem estar do programa Sua Vida Vale Muito, nos dias 19 e 20 de novembro.

O Programa

A 16º edição do Sejus Mais Perto do Cidadão foi realizada com o apoio da Administração Regional de Planaltina, voluntários e instituições parceiras. Entre eles, Sesc, Caesb, Codhab, Detran, INSS, Justiça Federal, TRE, Neoenergia, SEEC, Setrab, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SLU, Associação Brasileira de Odontologia, SW Studio Barbeiros, Dr. Roberto Kennedy, Dra Vastir, IESB, Faculdade Anhanguera, UDF, Unieuro, Secretaria de Saúde, DPU, BRB, FRAO, Instituto Brasil Adentro, Vista Hospital de Catarata, Espaço Elieth Tavares, Cras Arapoanga, Dra Márcia Lobo e Valéria Albernaz.

O evento já realizou cerca de 90 mil atendimentos à população, passando por Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo, Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã, Ceilândia, Rodoviária do Plano Piloto, Estrutural, Samambaia e Paranoá.

* Com informações da Sejus