07/11/2021 às 13:39, atualizado em 08/11/2021 às 10:01

Último dia para propostas de gestão de papa-entulhos

O objetivo é contribuir na preservação do meio ambiente urbano e melhorar ainda mais a prestação dos serviços de limpeza pública

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Esta segunda (8) é o último dia para cooperativas e associações de carroceiros e catadores enviarem propostas referentes à consulta pública nº 01/2021, sobre implementação de modelos inovadores de gestão de pontos de entrega voluntária (PEVs), os papa-entulhos. Proponentes poderão apresentar sugestões de novos serviços, como coleta não seletiva de resíduos com a utilização de veículos de tração elétrica.

Hoje há papa-entulhos em Taguatinga, Asa Sul, Águas Claras, Santa Maria, Gama, Guará, Planaltina, dois em Brazlândia e três em Ceilândia | Foto: Divulgação/SLU

A iniciativa vai ao encontro da lei nº 5.756/2014, que dispõe sobre a proibição da circulação de veículos de tração animal em vias do Distrito Federal e foi regulamentada pelo decreto n.º 40.336/19, que instituiu o Programa de Transição da Utilização de Veículos de Tração Animal no DF.

O programa propõe, entre outras ações, a inserção desses trabalhadores em novas oportunidades, visando a implementação de projetos para a superação da situação de vulnerabilidade social dos trabalhadores condutores de veículos de tração animal (VTA) e de suas famílias — que, na maioria, atuam na catação de resíduos recicláveis e da construção civil.

“O projeto do SLU de promover essa consulta pública deve servir de inspiração para outros órgãos e entidades públicas não só do DF”, explica o ouvidor Thiago Viveiros, do SLU. “É preciso reconhecer a necessidade de inserção adequada desses trabalhadores no ciclo de gestão integrada de resíduos e na limpeza de nossas cidades. Assim, nós queremos ouvir suas propostas, o que certamente proporcionará uma oportunidade para eles trabalharem de forma inovadora com veículos de tração elétrica.”

Viveiros acredita que, além de contribuir para a não utilização de animais em trabalhos pesados e por vezes cruéis, a iniciativa “certamente resultará na implementação e disponibilização de novos serviços para todos que utilizam os papa-entulhos, reduzindo consideravelmente o volume de descartes irregulares de entulho e inservíveis em áreas públicas do DF”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Hoje o SLU já tem instalados 12 papa-entulhos no DF, localizados em Taguatinga, Asa Sul, Águas Claras, Santa Maria, Gama, Guará, Planaltina, dois em Brazlândia e três em Ceilândia. Também está em processo de licitação a construção de 11 novos papa-entulhos em Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Sobradinho II e Paranoá. A meta é instalar o equipamento em todas as regiões administrativas.

O edital com as normativas e critérios para o recebimento das propostas para a consulta pública nº 1/2021 está no site do SLU.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana do DF