08/11/2021 às 14:16, atualizado em 08/11/2021 às 17:00

Zoo promove votação de nome para filhotes de onça-pintada

Votos podem ser dados até as 13h desta terça (9), pelos stories do Instagram da instituição

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Após período de cuidados iniciais e aclimatação na Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), os dois filhotes machos de onça-pintada serão batizados pelos seguidores por meio do Instagram da instituição. A votação pode ser feita pelos stories da conta do zoo no Instagram até as 13h desta terça-feira (9), com divulgação do resultado no mesmo dia.

São quatro sugestões de nome por filhote. Cada opção foi escolhida pelos envolvidos no encaminhamento dos animais: Zoológico de Brasília, Latam Cargo, Aeroporto de Brasília e Ibama.

Filhotes de onça-pintada foram resgatados órfãos em Mato Grosso e encaminhados ao Zoológico de Brasília no fim de setembro | Foto: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília

Opções de nomes

  • Animal 1
    – George (Zoológico de Brasília)
    – Tigo (Aeroporto de Brasília)
    – Piloto (Latam Cargo)
    – Capiango (Ibama)
  • Animal 2
    – Peter (Zoológico de Brasília)
    – Charlie (Aeroporto de Brasília)
    – João (Latam Cargo)
    – Jaguar (Ibama)

As sugestões de nome dadas pelo Zoológico de Brasília — George e Peter — são uma homenagem ao zoólogo americano George Schaller, que estudava a vida selvagem e, atualmente, é vice-presidente da Panthera Corporation, que atua na conservação de felinos no mundo; e a Peter Crawshaw, que foi aprendiz de George Schaller e pioneiro no estudo de onças-pintadas no Brasil. Peter nasceu no estado de São Paulo e foi o nome mais importante no país na conservação das onças, tendo morrido em 2021 de covid-19.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os nomes sugeridos pelo Aeroporto de Brasília — Tigo e Charlie — resultaram de votação do público da instituição. A Latam Cargo sugeriu os nomes Piloto, para homenagear parte da equipe do Avião Solidário, e João, um colaborador de Brasília que já atuou em embarques do Avião Solidário.

As sugestões de nome do Ibama são uma homenagem aos termos para onça-pintada na linguagem do tupi-guarani e à influência brasileira no estudo da espécie. Capiango vem da mitologia e é um bruxo que se transforma em onça. As onças-pintadas são consideradas o símbolo da fauna do país – e o Brasil que batizou a espécie no resto do mundo (jaguar).

*Com informações do Zoológico de Brasília