09/11/2021 às 20:55

Hospital Regional de Taguatinga passa por obras de manutenção

Reformas abrangem todos os andares, além do ambulatório de oncologia, que vai aumentar o número de consultórios

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está passando, desde o início do ano, por uma série de obras e reformas para oferecer uma estrutura melhor tanto para os pacientes atendidos no local, como para os servidores que lá trabalham. Além disso, para melhorar a capacidade de atendimento do hospital.

Muitas manutenções estão em andamento, tudo pensando no bem-estar dos pacientes e na assistência de qualidade | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Desde o início da minha gestão eu fui atrás de fazer as melhorias necessárias ao HRT, porque é um hospital muito grande e com uma demanda gigantesca. Estamos utilizando o contrato de manutenção para melhorar a estrutura física do hospital”, explica o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Gomes.

Já foram feitas as manutenções e reformas da caldeira, do telhado e do piso da nefrologia. No ambulatório, foi feita uma reforma geral nos banheiros, pisos, pintura e portas da ortopedia e da fisioterapia. Houve também a recolocação de telhas na cobertura dos aparelhos de ar-condicionado, além da impermeabilização, limpeza, troca de cavaletes e de registros de duas caixas d’água.

Muitas manutenções estão em andamento. Mas, segundo o superintendente, sem atrapalhar o funcionamento do hospital, tudo pensando no bem-estar dos pacientes e na assistência de qualidade.

O ambulatório de oncologia do HRT está passando por ampliação de consultórios. A Central de Material Esterilizado (CME) está passando por uma reforma geral. Além disso, os banheiros do pronto-socorro (PS), tanto os públicos como os da internação, também estão recebendo melhorias.

“Também estão ocorrendo as trocas de tubulação de água fria, bombas de águas, quadro de disjuntores das bombas, 16 resistências de água quente do hospital e toda parte de extintores, bombas, quadro elétrico, mangueiras e sinalização dos consultórios da oncologia, CME, galpão da manutenção, lavanderia e sistema de incêndio completo”, informa Luciano.

Manutenções também ocorrem em vários andares do hospital. No primeiro andar está em andamento o fechamento de aberturas no teto. Já no segundo andar, além de fechar algumas aberturas no teto, os trabalhadores estão fazendo a pintura da enfermaria.

As manutenções ocorrem em vários andares do hospital | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

No terceiro andar, a Unidade de Terapia Intensiva está sendo pintada e recebendo reparos e desobstrução das réguas de gases oxigênio, ar comprimido, vácuo, oxigênio de 450 pontos. Esse tipo de manutenção também abrange setores como os centros obstétrico e cirúrgico, além da impermeabilização do corredor do CO, pintura e troca do teto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Toda a tubulação de água quente está sendo trocada no quarto andar, além de reparos no teto e luminárias, troca das portas de todos os banheiros, trocas dos exaustores C280, das válvulas de descarga, incluindo a troca de registros gavetas. Por lá, pisos estão sendo reformados e os ambientes recebem uma nova pintura.

Já no quinto andar, há reformas nos banheiros feminino e masculino, acréscimo de quadro de disjuntores e implantação de tomadas novas em todas as salas. O teto da maternidade também já passou por manutenção.

*Com informações da Secretaria de Saúde