10/11/2021 às 18:49

Curso ajuda a formar futuros motoristas cidadãos

Estudantes do ensino médio têm aulas gratuitas de formação teórica para habilitação

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A formação de condutores conscientes para um trânsito menos violento é o objetivo do programa Detran nas Escolas – Cidadania no Trânsito para Estudantes do Ensino Médio. Cuidados com o meio ambiente, respeito aos ciclistas, motociclistas, idosos e pedestres são alguns valores ensinados para os alunos da rede pública que participam do projeto.

O curso de Formação Teórica para Habilitação de Condutor de Veículos Automotores é o destaque do programa e conta com a participação de seis escolas-piloto. As aulas são gratuitas e ocorrem em novembro e dezembro deste ano.

Pioneiro, o programa Detran nas Escolas – Cidadania no Trânsito para Estudantes do Ensino Médio começou em 2021. No próximo ano, será ampliado para todas as escolas do ensino médio da rede pública | Fotos: Mary Leal/Ascom SEE-DF

A primeira aula do curso para estudantes do Centro de Ensino Médio 1 de Planaltina ocorreu na terça-feira (9). Thauane Souza, 17 anos, está no 2º ano e conta que esta oportunidade a tem feito refletir sobre vários aspectos a respeito dos motoristas. “Não é simplesmente entrar no carro e sair dirigindo. Estamos inseridos na sociedade e devemos observar diversos fatores. Entre eles, a direção não violenta”, avalia a adolescente.

Pioneiro, o programa começou em 2021, com estudantes dos 2º e 3º anos das unidades do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro, do Centro Educacional (CED) 7 de Taguatinga, do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 de Planaltina, do CEM 3 do Gama, do CEM 1 de São Sebastião e do CED Incra 8 de Brazlândia. No próximo ano, será ampliado para todas as escolas do ensino médio da rede pública.

“Não é simplesmente entrar no carro e sair dirigindo. Estamos inseridos na sociedade e devemos observar diversos fatores. Entre eles, a direção não violenta”, afirma Thauane Souza

A ação é realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com a Secretaria de Educação. “A iniciativa tem essa formação cidadã com a cultura de paz e convivência respeitosa nas vias. Eu faço um combinado com os estudantes durante as aulas: eles têm de estar frequentes e não podem reprovar enquanto participam do curso”, conta Graziela Pilani, coordenadora pedagógica do programa.

O Curso de Formação Teórica para Habilitação de Condutor de Veículos Automotores tem 90 horas/aulas no total. Os estudantes podem utilizá-lo como parte do processo teórico de obtenção da CNH após completarem 18 anos de idade. A economia dos estudantes da rede pública que fazem gratuitamente esse curso de formação teórica é de R$ 300.

O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas (mecânica).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O estudante Yuri Pereira já completou 18 anos e pretende tirar carteira de moto e carro. Ele também está participando das aulas no CEM 1 de Planaltina. “Eu achei o curso ótimo, porque já adianta alguns conhecimentos, adquirimos mais experiência e ficamos mais preparados para obter nossa CNH. Com esse curso, temos uma abordagem mais completa sobre os cuidados no trânsito”, afirma.

A diretora do CEM 1, Nedma Guimarães, destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos do governo para a formação dos estudantes. “Iniciativas como esta são importantes, pois mostram que o Estado está preocupado com a educação em sua totalidade. Esse curso é excelente porque ajuda na formação cidadã do aluno”, frisa.

*Com informações da Secretaria de Educação