10/11/2021 às 20:13

Projeto incentivará a formação de lideranças femininas

Secretaria da Mulher lança edital para seleção de empresa que vai realizar a capacitação desse público, por meio do programa Empodera

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“A gente fala muito sobre empoderamento e sobre mulheres exercerem posições de liderança, mas precisamos disponibilizar os caminhos necessários”” assinatura=”Ericka Filippelli, secretária da Mulher” esquerda_direita_centro=”direita”]

Mulheres do Distrito Federal terão oportunidade de receber capacitação gratuita para atuarem como lideranças em suas comunidades. Esse é o objetivo do programa Empodera — Formação de Mulheres Líderes, iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF).

Para isso, a secretaria vai selecionar e remunerar uma organização da sociedade civil – sem fins lucrativos e com experiência em execução de projetos sociais e de qualificação social – para elaborar e aplicar propostas pedagógicas e metodológicas para incentivar a formação de 1,2 mil mulheres em todo DF.

“A gente fala muito sobre empoderamento e sobre mulheres exercerem posições de liderança, mas precisamos disponibilizar os caminhos necessários. É isso que o Empodera vai oferecer. Vamos apresentar os instrumentos, as estratégias e a capacitação necessários para que elas possam ser articuladoras, mobilizadoras e atuar nas suas comunidades”, explica a secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli.

[Olho texto=”Ideia é formar mulheres que atuarão como multiplicadoras de conhecimento, impactando não só as próprias vidas, mas também a de outras mulheres de suas comunidades” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A parceria com a instituição selecionada tem duração de 12 meses e visa a implantação do programa que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e de atitudes das alunas necessárias para a tomada de decisão.

A formação busca instrumentalizar as mulheres para a atuação junto às instituições governamentais e não governamentais em prol de sua comunidade, além de despertar a competência da liderança feminina para, assim, fortalecer a atuação comunitária na garantia dos direitos femininos e formar uma rede de promoção e de proteção de mulheres.

A ideia é formar mulheres que atuarão como multiplicadoras de conhecimento, impactando não somente as próprias vidas, mas também a de outras mulheres de suas comunidades. A organização selecionada terá a missão de capacitar as alunas e despertar o protagonismo para uma atuação como líderes.

Na prática, elas irão aprender, entre outras coisas, a coletar informações, fazer ouvidorias, apresentar projetos, a ser articuladoras e mobilizadoras nas regiões em que vivem, dando voz às demais mulheres.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Processo de seleção

Por meio de edital, publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do DF, será selecionada uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que deverá desenvolver e executar os conteúdos programáticos de caráter teórico e prático, realizar o acompanhamento pedagógico e monitorar as alunas.

Os interessados devem fazer o envio da ficha de inscrição e apresentar uma proposta de programa. As inscrições podem ser encaminhadas até as 17h, do dia 13 de dezembro de 2021, de forma eletrônica, pelo e-mail: comissaodeselecao@mulher.df.gov.br, ou presencialmente, com entrega de envelope fechado e lacrado no Anexo do Palácio de Buriti, 8º andar, sala 808.

A escolha da entidade será realizada por uma comissão de seleção formada por três membros, designados pela Secretaria da Mulher. A divulgação do resultado provisório de classificação das propostas será publicada no Diário Oficial do DF e no site da secretaria em até cinco dias corridos, contados após o término do prazo para entrega das propostas.

Mais informações podem ser obtidas acessando o edital, no site da Secretaria da Mulher.