10/11/2021 às 09:43, atualizado em 10/11/2021 às 09:55

Turismo do DF ganha destaque em evento nacional no Senado

Durante sessão solene, foram apresentados os números promissores das atividades turísticas da capital federal

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) comemorou 85 anos nesta terça-feira (9), no Dia Nacional do Hoteleiro.  A data foi celebrada com uma sessão solene no plenário do Senado Federal, que reuniu cerca de 300 personalidades do setor de hotelaria e turismo de todo o país. Presente à cerimônia, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, comentou sobre os números do trade (rede de negócios) da capital federal.

[Olho texto=”“Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda, como já está sendo feito” ” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília conta com quase 300 pontos de hospedagem, dos quais mais de 180 são hotéis; e, no total, os leitos podem abrigar de 30 mil a 40 mil pessoas, lembrou a secretária, que também citou o calendário cada local, repleto de eventos e atrações turísticas. Em nível nacional, são cerca de 85 mil empregos gerados pelo segmento de hospedagem e outros serviços de turismo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“A Abih é uma grande parceira estratégica tanto no receptivo do visitante quanto para a geração de emprego e renda”, disse a titular da Setur. “O segmento de hospedagem e de outros serviços de turismo está fazendo girar as atividades econômicas. Nos meses de julho, agosto e setembro, o número de passageiros passou de 1 milhão no aeroporto JK, que já retomou boa parte de sua performance mensal. E Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda, como já está sendo feito.”

Recuperação econômica

A sessão solene foi conduzida pelo senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR). “A dedicação, criatividade e resiliência dessa categoria e da associação que a representa foram determinantes para a superação das imensas dificuldades que vivemos em um passado recente”, afirmou o parlamentar. “A pandemia de covid-19 trouxe para o mundo um dos mais tormentosos períodos da história do turismo. Felizmente, o que se descortina agora é um horizonte mais promissor”.

O ministro Gilson Machado se mostrou otimista ao agradecer o apoio do senador Fernando Collor pelo empenho na CDR. “Nenhum país da América Latina está vivendo uma recuperação astronômica no turismo como o Brasil”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a solenidade, foi lançado um livro comemorativo aos 85 anos Abih e um selo postal personalizado, juntamente com o carimbo comemorativo da data. “A Abih não estaria celebrando seus 85 anos se estivéssemos lastimando; porém, não estávamos sozinhos, e isso nos deu força para continuar mudando o curso da história”, afirmou o presidente da associação, Manoel Cardoso Linhares. A Abih é um exemplo de como o trabalho coletivo e a união de um setor pode ajudá-lo a conquistar mais espaço na economia do país.”

*Com informações da Secretaria de Turismo