12/11/2021 às 17:34

Esforços integrados ajudam a prevenir e enfrentar acidentes

Curso reúne bombeiros e agentes ambientais para reforçar importância de ações conjuntas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“O sistema de comando de incidentes nos ajuda com um arcabouço comum, facilitando que as pessoas conversem de maneira adequada dentro de uma mesma linguagem para cumprir os objetivos operacionais” ” assinatura=”Segundo sargento Fábio Santos, do CBMDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Terminou nesta sexta (12) o curso sobre Sistema de Comando de Incidentes (SCI), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ministrado no âmbito do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) e oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). As aulas ocorreram na Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro, no Setor Policial Sul.

Aplicável a qualquer tipo de situação, o SCI possibilita a organização das ações que devem ser adotadas no controle de situações de acidentes, garantindo a integração dos esforços para a resposta.

Para o instrutor do curso, o segundo sargento Fábio Santos, do Grupamento de Proteção Civil do CBMDF, o principal objetivo é proporcionar a integração entre agentes de várias instituições que trabalham juntos e precisam estar alinhados.

Segurança

No caso dos incêndios florestais, com instituições que estão no Ppcif, Santos acredita ser fundamental criar espaços como esse curso. “É um passo importante para o objetivo-fim, que é trazer mais segurança para preservar o meio ambiente e também resultados satisfatórios para a sociedade”, afirma.

Plano de combate a incêndios florestais foi um dos temas principais do curso | Foto: Divulgação/Sema

O sargento destaca a comunicação como um dos principais problemas em alguns tipos de operações.  “Às vezes a comunicação não funciona ou é truncada”, diz. “Cada um fala uma língua ou a gente tem problema também de coordenação, de chefia. Então o sistema de comando de incidentes nos ajuda com um arcabouço comum, facilitando que as pessoas conversem de maneira adequada, dentro de uma mesma linguagem, para cumprir os objetivos operacionais”.

Para o gerente de Preservação do Jardim Botânico de Brasília, Diego Lima de Miranda, o curso é importante como forma de gerir recursos. “Essa é uma ferramenta utilizada em todos os tipos de emergências ambientais e qualquer tipo de situação.”

Reciclagem

Integrante do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, Aderalton Alves está fazendo um curso sobre esse tema pela segunda vez. “Eu fiz o primeiro curso, agora estou fazendo o intermediário, e é muito importante para a gente ter o aperfeiçoamento para as missões, principalmente naquelas em que a gente trabalha muito com o SCI, já que todas as instituições têm que pensar no mesmo foco e falar a mesma língua”, reforça.

Erisson Vieira Cassimiro atua na Diretoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Dpcif) do Brasília Ambiental e também participou das atividades. “Seria muito bom que cada que cada servidor envolvido nessa área pudesse fazer esse curso, que traz grande conhecimento, além da integração com as outras instituições e troca de experiências”, avalia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A coordenadora técnica do Ppcif na Sema, Carolina Schubart, reforça que o SCI permite a adoção de uma estrutura organizacional integrada “para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independentemente das barreiras jurisdicionais”.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente