12/11/2021 às 10:45, atualizado em 15/11/2021 às 14:13

O que abre e fecha no DF durante o feriado da República

Veja o esquema de funcionamento de pontos de lazer, instituições e serviços públicos durante o 15 de Novembro

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Feriado nacional, o 15 de Novembro marca o dia proclamação da República do Brasil. Como este ano a data cairá numa segunda-feira, está aí uma boa oportunidade para descansar ou procurar uma das várias opções de lazer na cidade.

Atrações sempre disputadas, o Jardim Zoológico e a Torre de TV funcionarão normalmente nesta segunda (15). O zoo, por sinal, trocou o dia de limpeza e manutenção para a terça-feira e poderá receber as famílias.

O mirante da Torre também não perde o charme. Oferece uma oportunidade de observar a cidade de uma altura de cerca de 75 metros.  O acesso é por ordem de chegada, sendo permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador. O passeio é gratuito e segue respeitando os protocolos de prevenção contra a covid-19.

Parque da Cidade tem horário de funcionamento normal, como em toda a semana | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Outro ponto tradicional de Brasília, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, estará aberto das 6h às 22h, tanto no fim de semana quanto no feriado.

Em relação ao trânsito, tanto no domingo quanto na segunda-feira, o Eixão do Lazer estará aberto, portanto o fluxo de veículos fica interrompido das 6h às 18h. Por sua vez, as operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (Via Estrutural) e na BR-070 serão suspensas na segunda-feira.

Já no setor de serviços públicos, haverá alteração de horário de funcionamento.

Tanto para quem vai trabalhar quanto para os que estão de folga no feriado, vale conferir, abaixo, a escala de funcionamento da cidade neste 15 de Novembro.

Transporte público

O transporte público coletivo vai operar na segunda do feriado com a tabela horária de domingo. Nos outros dias, a circulação é normal. Os passageiros podem conferir o horário das viagens por meio do site DF no Ponto.

Metrô

O horário de funcionamento no feriado é das 7h às 19h, assim como no domingo. Já no sábado, os trens circulam no formato-padrão, entre as 5h30 e as 23h30.

BRB

O BRB informa que tanto as agências bancárias quanto os correspondentes não abrem no feriado da Proclamação da República. Na terça-feira, o funcionamento volta ao normal, com atendimento ao público entre as 9h e as 14h, exceto nas unidades dos shopping centers, que abrem às 10h e fecham às 14h. Nos correspondentes bancários, o atendimento será entre as 8h30 e as 17h.

Na Hora, Procon e conselhos tutelares

As unidades não funcionam na segunda-feira.

Os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender demandas urgentes registradas pela Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). A central telefônica funciona de segunda a sexta das 18h às 8h, com atendimento 23 horas aos sábados, domingos e feriados, pelos telefones 125 (ligação gratuita) e 3213-0657, 3213-0763 e 3213-0766.

O edifício-sede do Procon também fecha no 15 de Novembro, retomando as atividades na terça-feira (16).

Já o Pró-Vítima,  programa de atendimento de psicologia e de assistência social voltado a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, atenderá em regime de plantão, pelo telefone 98314-0622.

Segurança pública

As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente, funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas ao longo do fim de semana e do feriado da Proclamação da República. Igualmente é em esquema de 24 horas o atendimento da delegacia eletrônica da PCDF.

O Corpo de Bombeiros (CBMDF) também vai operar em regime de plantão 24 horas, podendo ser acionado pelo telefone 193.

Os batalhões da Polícia Militar (PMDF) vão funcionar normalmente entre sábado (13) e segunda-feira (15).

Defesa Civil

O sistema de Defesa Civil segue disponível para atender todo o DF, em esquema de plantão no 15 de Novembro. Os acionamentos devem ser feitos pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) informam que o mercado atacadista vai funcionar normalmente no sábado e na segunda-feira. No domingo, o estabelecimento fecha.

Zoológico

Diversão garantida para crianças e adultos, Zoológico de Brasília estará aberto, mas tem capacidade limitada de público

O Jardim Zoológico de Brasília abre normalmente no sábado, domingo e segunda-feira, entre as 9h e as 17h. Já na terça-feira (16), o zoo estará fechado para a manutenção.

A entrada é permitida somente até as 16h ou até que se atinja a lotação máxima, de 2,5 mil visitantes por dia.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília fica aberto para visitação no sábado e no domingo, das 9h às 17h. No feriado de segunda-feira, fecha para manutenção. A entrada é permitida somente até as 16h40. O restaurante Café Jardim Bom Demais, o Café Caliandra e os quiosques abrem normalmente, exceto no dia do feriado.

Torre de TV

A Torre de TV funcionará normalmente no fim de semana e no feriado, entre as 9h e as 17h45. Na terça-feira (16), não estará aberta para visitação. Nessa data, haverá limpeza e manutenção do local.

As visitas obedecem aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde por conta da pandemia da covid-19. O acesso ao mirante é por ordem de chegada, sendo permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.

Restaurantes comunitários, Cras, Creas e centros de convivência

Os 14 restaurantes comunitários do DF estarão fechados no 15 de Novembro, mas funcionam normalmente neste sábado, das 11h às 14h. As unidades do Cras, do Creas e do Centro de Convivência só reabrem na próxima terça.

Já as unidades de acolhimento e de proteção social vão funcionar normalmente, ficando disponíveis 24 horas. Os centros Pop estarão abertos todos os dias, das 8h às 17h.

Caesb e Neoenergia

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, na segunda-feira, as equipes de manutenção vão trabalhar em regime de plantão e que não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora.

Atendimento remoto, agência virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

Já na Neoenergia, as equipes de emergência e o teleatendimento funcionarão em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia. Em casos de falta de energia, a Neoenergia pode ser acionada pelo WhatsApp 3465-9318. Se for necessário falar com a companhia, basta ligar para 116.

Saúde pública 

Na segunda-feira, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) informa que as emergências continuam funcionando normalmente, sem interrupção, no Hospital de Base (HB), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Ceilândia I e II, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Paranoá e Gama.

Já os serviços ambulatoriais oferecidos nos hospitais não abrem na segunda-feira, retornando na terça-feira (16/11). 

Parques

Os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente no fim de semana e no feriado da Proclamação da República.

Veja, abaixo, os horários de funcionamento das unidades.

  • Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias das 8h às 18h
  • Monumento Natural Dom Bosco (Ermida Dom Bosco): aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Olhos d’Água: aberto todos os dias / portão principal: das 5h30 às 20h; portões laterais: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias das 6h às 22h
  • Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias das 5h às 22h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Areal: Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias das 6h às 22h
  • Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias das 7h às 18h
  • Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias das 6h às 22h.