15/11/2021 às 17:08

Saúde ganha prêmio nacional de melhor experiência em inovação tecnológica

Projeto do Cievs-DF apresentou o software implementado para automatizar a produção do boletim dos casos de covid-19

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF) recebeu o prêmio nacional de Melhor Experiência Exitosa na seção de Inovação Tecnológica durante o Encontro Nacional da Rede Cievs. Concorreram ao prêmio mais de 200 projetos de todo o Brasil.

Durante toda a semana, profissionais que atuam na vigilância de todo o país participaram do evento em que as apresentações foram realizadas. O DF sediou o encontro que foi promovido pelo Ministério da Saúde. O objetivo foi avaliar práticas exitosas implementadas pela Rede Cievs no desenvolvimento e aplicação de ferramentas e ações implementadas pelos estados e municípios na detecção, monitoramento, alerta, resposta e comunicação durante a pandemia de covid-19.

O projeto apresentado pelo Cievs-DF foi sobre o software que foi implementado para a automatização da produção do boletim dos casos de covid-19. A ferramenta utilizada no Distrito Federal possibilitou que os boletins fossem produzidos de forma mais célere, com as informações já qualificadas.

“A equipe do Cievs-DF já produziu 618 boletins com os dados dos casos de covid-19 desde o início da pandemia. A nossa equipe trabalha todos os dias com a produção dos informes e com a análise de todos os casos, fazendo a investigação epidemiológica de um por um. Receber esse prêmio é uma vitória de toda a equipe, que tanto se doa”, comemora a chefe do Cievs-DF, Priscilleyne Reis.

Cievs

O Cievs compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública. É o setor responsável por identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e mineração de informações nos principais meios de comunicação.  O Cievs é a unidade operacional destinada a detectar e organizar a resposta a eventos com potencial de constituir uma emergência em saúde pública.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde