16/11/2021 às 10:13

Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul será modernizada 

Investimentos são de quase R$ 8 milhões, para substituir cinco sopradores e adequar as instalações da ETE

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Os novos sopradores possuem menor custo de manutenção e melhor eficiência energética” ” assinatura=”Marcos Felipe Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Caesb” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o objetivo de diminuir os custos de manutenção e o consumo de energia elétrica, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul (ETE Sul) com a substituição de cinco sopradores de ar.

O investimento será de R$ 7.726.391,04 para a troca dos equipamentos e adequações necessárias às instalações. A ordem de serviço foi assinada com a previsão de conclusão das melhorias em 2022.

Estação terá os equipamentos trocados para otimizar o funcionamento dos serviços | Foto: Marco Peixoto/Caesb

Os sopradores de ar atuam no sistema de aeração da ETE Sul. Nessa estação, os esgotos passam por várias etapas, entre elas as de tratamento preliminar, primário, reatores biológicos e polimento final. Essenciais ao processo de tratamento dos esgotos, os sopradores são equipamentos utilizados para fornecimento de oxigênio aos microrganismos aeróbios presentes nos reatores biológicos e.

Para o gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Caesb, Marcos Felipe Barboza, a substituição dos sopradores da ETE Sul é importante porque os atuais equipamentos vêm operando desde quando a estação foi inaugurada, há aproximadamente 28 anos. “Os novos sopradores possuem menor custo de manutenção e melhor eficiência energética”, explica o gestor.

Capacidade

Os cinco sopradores de ar da ETE Sul serão substituídos por rolamentos por levitação magnética e alta velocidade para operação e fornecimento contínuo de ar totalmente isento de óleo. Dotados de tecnologia de ponta, esses equipamentos são adequados para o serviço industrial pesado, permitindo o controle da vazão de fornecimento de ar por inversor de frequência e otimizando o funcionamento de acordo com as variações na temperatura de entrada e na pressão diferencial.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ETE Brasília Sul foi inaugurada em 1962 e, em 1993, teve seu processo de tratamento alterado, passando a tratar os esgotos em nível terciário. Uma das maiores estações de tratamento de esgotos da Caesb, a unidade atende a população da Asa Sul, parte da área central de Brasília, Núcleo Bandeirante, Guará I e II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, parte do Lago Sul, Riacho Fundo (Quadra QN1), SIA, parte de Águas Claras, Candangolândia, Cidade do Automóvel e Setor de Inflamáveis.

A vazão média de projeto é de 1.500 litros/segundo; atualmente, é tratada uma vazão média de 1.290 litros/segundo, índice que contribui significativamente para a proteção da qualidade da água do lago Paranoá.

*Com informações da Caesb