16/11/2021 às 11:08

Inscrições abertas para I Semana de Inovação da Egov

Evento tem o objetivo de promover reflexão sobre possibilidades de inovação para transformação e melhoria dos serviços públicos

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

A Escola de Governo (Egov) apresenta aos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) a I Semana de Inovação da Egov. A escola faz parte da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia (Seec). O evento tem como objetivo introduzir a cultura de inovação no serviço público, fomentando a discussão de novas e criativas ideias. As atividades serão realizadas entre os dias 22 e 26 próximos.

Na programação, além de cursos e oficinas, será realizado o ciclo de palestras presencial, com o tema “Tarde de Inovação”, com transmissão pela plataforma Zoom e certificação. Os interessados em participar terão até o dia 23 para fazer as inscrições, no site da escola.

Mas, afinal, o que é cultura da inovação? Trata-se de um conjunto de hábitos e valores que propiciam a criatividade e o desenvolvimento de ideias advindas de todos os setores da organização, buscando mudar o modo de fazer negócios, valorizar os profissionais, otimizar recursos e aperfeiçoar resultados.

“A Semana de Inovação proporcionará ações inovadoras de qualificação, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos servidores públicos distritais, a fim de torná-los aptos a modernizar, desburocratizar e simplificar procedimentos no serviço público”, resume a diretora executiva da Egov, Juliana Tolentino. “É uma excelente oportunidade para expandir o conhecimento.”

Sala de inovação

Recentemente, a escola celebrou a inauguração da primeira sala de inovação do GDF em sua sede. O secretário de Economia, André Clemente, lembra que fomentar a cultura de inovação dentro do setor público é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. “No setor público, errar tem custo elevado”, atenta o gestor. “O fracasso de um serviço pode afetar muitos cidadãos ou impactar significativamente os gastos do Estado. Um mecanismo possível para minimizar esse risco incide em investimentos de infraestrutura e de logística alinhados com a educação, a formação e a capacitação”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A sala de inovação é o que há de mais moderno nas grandes empresas e instituições governamentais mundiais. Baseada no conceito de learning by doing, ou seja, aprender fazendo, a Egov adapta-se ao futuro da educação e da inovação.

O curso-piloto de oficina de formação de gestores de estratégia, design e inovação (GEDIs) no serviço público será limitado ao público-alvo convidado e ministrado na sala de inovação, InovEgov, a fim de atender demanda de atualização e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos do GDF, que atuam na área.

“A sala InovEgov foi idealizada para ser um espaço dinâmico e promover a criatividade e o design de soluções em políticas públicas”, explica a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria. “Agora, com as palestras, cursos e oficinas propostos pela Semana de Inovação, o nosso projeto ganha vida, e o servidor, a administração pública e o cidadão são os maiores beneficiados.”

I Semana de Inovação

  • De 22 a 26 deste mês, das 14h às 18h, mas modalidades presencial e on-line.
  • Inscrições até o dia 23. Faça aqui sua inscrição.

* Com informações da Egov