17/11/2021 às 16:50

Pesquisa inédita vai coletar dados de 6 mil domicílios rurais

Pdad permitirá aperfeiçoar políticas públicas para moradores dessas áreas do DF; empresa que fará o levantamento será contratada por pregão eletrônico

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Codeplan está contratando, por meio de pregão eletrônico, empresa especializada em coleta de dados para pesquisas socioeconômicas. O pregão, publicado nesta terça (16) no DODF, permitirá, pela primeira vez, a realização da pesquisa domiciliar nas áreas rurais do Distrito Federal, com equipe especializada na aplicação de questionários para a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad).

[Numeralha titulo_grande=”69% ” texto=”é a estimativa da área considerada rural no Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo Jean Lima, presidente da Codeplan, a pesquisa oferecerá o diagnóstico da população que vive no campo no DF, permitindo a identificação de demandas em diversas áreas e contribuindo para a efetivação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. “É lamentável não ter tido esse levantamento anteriormente. Agora será possível conhecer e melhorar a vida da população nas áreas rurais”, disse.

“Esse tipo de pesquisa contribui com o planejamento e para a implantação de políticas públicas de uma forma mais assertiva para o campo. Essa pesquisa vai auxiliar muito na tomada de decisões, no trabalho da Emater no campo e resultar no desenvolvimento rural da capital”, afirmou a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade.

Renata Florentino, diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, informou que a pesquisa deve estar em atividade a partir de fevereiro de 2022 e destacou: “Idealizamos a Pdad Rural para dar visibilidade às condições socioeconômicas da população que vive nas áreas rurais do DF. Para fazer isso, vamos organizar o território rural do DF de acordo com as sete Unidades de Planejamento Territorial, pesquisando 6 mil domicílios ao total”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A contratação de uma empresa terceirizada é necessária porque o quadro de funcionários da Codeplan é insuficiente para coletar todos os dados. A metodologia que será aplicada é desenvolvida pela companhia, que receberá e tratará os dados para realizar o estudo.  Segundo o macrozoneamento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), aproximadamente 69% da área do Distrito Federal é considerada rural, o que mostra a importância de se pesquisar as condições de vida nessa parte do território do DF”.

O edital e seus anexos estão disponíveis nos sites:
www.gov.br/compras e www.codeplan.df.gov.br

* Com informações da Codeplan