19/11/2021 às 21:04, atualizado em 19/11/2021 às 21:05

Web Summit já está nos planos de estudantes de tecnologia

Cerca de 5 mil alunos da rede pública recepcionam CEO do maior evento tecnológico do mundo no Nilson Nelson

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Cinco mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal que participam do evento Top Jovem Empreendedor, organizado pelo Sebrae-DF, receberam Patrick Cosgrave, diretor executivo da Web Summit – maior evento de tecnologia e inovação do mundo – que visita Brasília, cidade candidata a ser a próxima sede do evento.

A recepção dos estudantes a Patrick Cosgrave, diretor executivo da Web Summit, somou aos esforços para sensibilizar os organizadores do evento internacional de tecnologia a realizar a próxima edição em Brasília | Foto: Agência Brasília

Cosgrave estava acompanhado dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo; de Turismo, Vanessa Mendonça; do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e da diretora técnica do Sebrae-DF, Rose Rainha.

[Olho texto=”“Teremos em uma semana mais de 60 mil estrangeiros aqui. (…) Pessoas do mundo todo estarão em Brasília fazendo negócios”” assinatura=”Gilvan Máximo, secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Máximo destacou que trazer a Web Summit para o DF será um divisor de águas para a tecnologia da cidade. “Teremos em uma semana mais de 60 mil estrangeiros aqui. Em Portugal, em quatro dias foram injetados na economia 300 milhões de euros, gastos em hotéis, restaurantes e bares, e aqui não será diferente. Pessoas do mundo todo estarão aqui fazendo negócios”, explicou o secretário.

Brasília, uma cidade de arquitetura moderna, agradou os criadores do Web Summit, segundo Máximo. “A tecnologia do DF será marcada entre o antes e o depois da Web Summit”, avalia Máximo, lembrando que startups de tecnologia do mundo todo passarão por aqui.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, enfatizou a capacidade de Brasília para receber um grande evento de tecnologia. “Não só pela infraestrutura, mas também pela segurança que Brasília oferece aos visitantes e pelo ótimo aeroporto, a cidade está pronta para realizar a Web Summit“, afirmou.

O Top Jovem Empreendedor é realizado anualmente pelo Sebrae para estudantes das escolas públicas e privadas do DF

“O turismo tecnológico movimenta a economia no mundo inteiro. Traz recursos, conhecimento novo e cria perspectivas para os jovens, assim como oportunidades de empregos. O governo está mobilizado para trazer o evento para cá”, frisou Vanessa Mendonça.

O Sebrae, que já trabalha o empreendedorismo com os jovens, inclusive levando ações na área a escolas das redes pública e privada, também participou da recepção ao CEO da Web Summit. “O Sebrae já lida com os jovens na educação empreendedora e tem tudo a ver com este evento de tecnologia, que pode trazer para a cidade mais desenvolvimento, fortalecer o setor, a inovação e promover uma mudança de chave, como aconteceu em Lisboa. Temos nos esforçado para sensibilizar os organizadores da Web Summit”, disse Rose Rainha.

O estudante do colégio Elefante Branco, Lucas Victório Santos, de 15 anos, que sonha em ser técnico em informática, esteve presente no Top Jovem Empreendedor. Ele torce para que o evento aconteça na cidade. “Se a Web Summit for aqui vai ser muito bom para Brasília, e eu quero participar”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Meu sonho é ser técnico em informática, pretendo fazer faculdade nessa área para trabalhar numa grande empresa. Se o evento acontecer aqui, ajudará muitos jovens a conquistarem seus sonhos de trabalhar com tecnologia. Não é difícil, basta ter foco. O meu sonho é compartilhado por minha mãe e toda minha família”, acrescentou o adolescente.

Top Jovem Empreendedor

O Top Jovem Empreendedor é um evento realizado anualmente pelo Sebrae para estudantes das escolas públicas e privadas do DF, que participam de cursos de empreendedorismo oferecidos pela entidade. Na oportunidade, os adolescentes recebem dicas de especialistas sobre carreiras, oportunidades de negócio e educação profissional.

Ao final do evento, os participantes também devem apresentar um projeto de empreendedorismo. Segundo o Sebrae, a educação empreendedora existe para despertar o empreendedorismo nas pessoas, utilizando caminhos que articulam o fazer e o conhecimento.