22/11/2021 às 19:11, atualizado em 22/11/2021 às 20:13

Plantação de 700 mudas marca Dia da Consciência Ambiental

Ação ocorreu no Parque Veredinha, numa parceria entre Brasília Ambiental e Movimento Ecos do Cerrado

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O XX Plantio das Águas e do Projeto Simplesmente Plantar teve início nesta segunda-feira (22), no Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia. O evento, voltado para a comemoração do 1º Dia da Consciência Ambiental no DF, plantou cerca de 750 das mil mudas previstas. A ação contou com a participação de crianças, adolescentes e idosos.

O evento, realizado no Parque Veredinha, reuniu crianças, adolescentes e idosos e resultou na plantação de, aproximadamente, 750 mudas no primeiro dia. O restante será plantado nos próximos dias | Fotos: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

O Plantio das Águas é uma iniciativa do Movimento Ecos do Cerrado, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental. A realização conjunta já ocorre há oito anos em várias unidades de conservação (UCs) administradas pelo órgão. Só no Parque Veredinha o projeto já resultou no plantio de mais de 10 mil mudas. A ação existe desde 2000 e contabiliza 180 mil mudas plantadas.

[Olho texto=”“Foi excelente. Os idosos ficaram muito felizes em participar com as crianças e os adolescentes, foi uma interação legal”” assinatura=”Diogo Gordinho, agente de Unidades de Conservação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o agente de Unidades de Conservação atuante no Veredinha, Diego Gordinho, o evento “reuniu gerações”. Além dos estudantes do ensino fundamental e médio, teve a presença de idosos da Obra Social Santa Isabel. “Foi excelente. Os idosos ficaram muito felizes em participar com as crianças e os adolescentes, foi uma interação legal”, completou.

O coordenador do Movimento Ecos do Cerrado, Edmir Moreira, também avaliou o evento de forma positiva. “De zero a dez, foi 11”, comemorou. Na parte da manhã, foram plantadas 250 mudas; à tarde, cerca de 500. O restante será plantado nesta terça-feira (23) e nos dias seguintes, até totalizar mil mudas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre as espécies nativas que foram plantadas, há mudas de acácia monjoleiro, angico, cedro, cega-machado, embaúba, fruta sabiá, ingá, ingá metro, jatobá, jenipapo, jerivá, mama-cadela, mirindiba, mutamba, pau-formiga, pororoca, saboneteira, taipoca, tamboril e tapia.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental