23/11/2021 às 20:47

Alunos de medicina criam manual sobre como tratar queimaduras

Em formato digital e voltado a estudantes e profissionais da área, guia traz formas de cuidado para os variados graus de feridas causadas pelo fogo

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Os estudantes autores tiveram a oportunidade de participar de um trabalho científico com ampla revisão de literatura e contato com especialistas da área”” assinatura=”Derek Chaves Lopes, um dos autores do projeto” esquerda_direita_centro=”direita”]

Estudantes de medicina que fazem parte da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) criaram o Manual de Queimaduras, voltado para estudantes e profissionais da assistência da área da saúde. A elaboração do material contou com apoio e orientação da Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ). O objetivo é orientar o público sobre as linhas de cuidados a serem prestados aos pacientes queimados.

O guia apresenta pontos que englobam desde a prevenção às sequelas após o acidente por queimaduras, passando pelo manejo pré e intra-hospitalar, aspectos nutricionais e complicações. Estima-se que, por ano, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas de acidentes por queimaduras no Brasil. De acordo com os dados do Ministério da Saúde e da SBQ, 77% dos casos acontecem em casa e em 40% com crianças de até 10 anos.

As queimaduras podem ser consideradas feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Embora o paciente queimado seja tratado em unidades especializadas, as portas de entrada nos serviços de saúde ocorrem nas unidades básicas, de emergências ou em prontos-socorros.

Capa da publicação

“O projeto apresenta grande importância, em diversos aspectos, principalmente para os estudantes autores, que tiveram a oportunidade de participar de um trabalho científico com ampla revisão de literatura e contato com especialistas da área”, diz estudante de medicina Derek Chaves Lopes, um dos autores do projeto.

Ele acrescenta que, “para os leitores, é um manual direto, mas abrangente, de fácil leitura e de acesso digital; para as instituições envolvidas, promove a aproximação entre a Escs e a SBQ, com a possibilidade de futuros projetos.”

A diretora da Escs, Marta Rocha, parabenizou a iniciativa dos estudantes envolvidos na criação do manual e destacou a qualidade do material. “Foi uma iniciativa importante e necessária para a sociedade em geral. Com linguagem direta e clara, o manual oferece orientações sobre a assistência em situações de urgência e emergência para o tratamento a pacientes com os mais variados graus de queimaduras”, destaca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, ela lembra, a publicação “contou com a revisão cuidadosa de membros da Sociedade Brasileira de Queimaduras, validando o manual como um excelente instrumento de informação segura, centrado nas melhores evidências.”

A Escs é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O Manual de Queimadura para Estudantes pode ser acessado aqui.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF