24/11/2021 às 17:30

Aplicativo Detran Digital agora faz emissão da CNH-e

Uma parceria com a Senatran torna disponível novo serviço aos condutores, que podem acessá-lo de forma simples e intuitiva

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Já está disponível no aplicativo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, o Detran Digital, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Antes, esse documento só era disponibilizado no aplicativo Carteira Digital, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o que acabava gerando confusão para os condutores registrados no DF que buscavam o serviço no aplicativo da autarquia.

[Olho texto=”“Diante de um projeto inovador, é natural que alguns tenham dificuldades e até resistência em lidar com a tecnologia. Mas a ferramenta é simples e intuitiva”” assinatura=”Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Buscamos essa parceria com a Senatran para facilitar a vida do nosso usuário, que agora emite todos os documentos digitais em uma mesma ferramenta”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

Só este ano, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) pelo aplicativo já ultrapassou a marca de um milhão: até o dia 22 de novembro de 2021, foram emitidos 1.089.913 documentos.

Nos últimos três meses, a quantidade de CRLV-e e Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) emitidos pelas plataformas digitais também foi significativa, ultrapassando a marca de meio milhão de documentos. Levantamento aponta que, de setembro deste ano até agora, 541.171 documentos de CRLV-e e 33.710 ATPV-e foram emitidos pelas plataformas digitais do Detran-DF.

Cerca de 700 mil usuários utilizam regularmente o app | Foto: Reprodução

O aplicativo Detran Digital foi lançado em agosto de 2020 e há 700 mil usuários utilizando regularmente os serviços disponibilizados. “Em razão da pandemia, quando os serviços foram obrigados a migrar para a esfera digital, tivemos que nos adequar”, explica Zélio Maia.

Ele avalia que, diante de um projeto inovador, é natural que algumas pessoas tenham dificuldades e até resistência em lidar com a tecnologia. “Mas a ferramenta é absolutamente simples e intuitiva. Aqueles que tiverem dificuldade podem enviar e-mail para o endereço appdetran@detran.df.gov.br”, informa.

Para orientar a população acerca do uso das novas ferramentas digitais, o Detran-DF tem realizado publicações diárias nas mídias sociais e disponibilizou, no site da autarquia, um passo a passo sobre como fazer o download do aplicativo, além de uma página com tutoriais para os principais serviços.

Balanço

Os serviços mais usados nas plataformas digitais da autarquia no mês de outubro foram consultas a débitos de veículos e a habilitação, que ultrapassaram a marca de três milhões, assim discriminados:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

– Consulta a débitos de veículo pelo Portal de Serviços: 1.053.992
– Consulta a habilitação pelo app: 1.005.714
– Consulta a habilitação pelo Portal de Serviços: 692.971
– Consulta a débitos de veículos pelo app: 342.585

*Com informações do Detran-DF