24/11/2021 às 19:40, atualizado em 24/11/2021 às 19:41

Conferência discute tecnologias de startups israelenses

Encontro realizado no Biotic representa o empenho do GDF para transformar Brasília em uma cidade inovadora

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A cooperação técnica internacional possibilita o acesso a experiências, novos conhecimentos e práticas disponíveis em vários países. As parcerias possuem como princípio norteador cooperar para prosperar e Israel é um parceiro tradicional do GDF em diversas áreas”” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do EAI” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Conferência de Inovações Israelenses em Agricultura e Água foi realizada nesta quarta-feira (24) no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). O encontro é promovido graças a uma parceria entre a Embaixada de Israel no Brasil e o Biotic, que contou com a articulação do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF).

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, o evento representa o esforço empregado pelo GDF para transformar Brasília em uma cidade inovadora. “Em uma cidade que abriga uma das maiores comunidades diplomáticas no mundo, a cooperação internacional é de fundamental importância para todos os setores empenhados em prol do seu desenvolvimento socioeconômico. A cooperação técnica internacional possibilita o acesso a experiências, novos conhecimentos e práticas disponíveis em vários países. As parcerias possuem como princípio norteador ‘cooperar para prosperar’ e Israel é um parceiro tradicional do GDF em diversas áreas”, celebra Zuquim.

O encontro reúne 13 das principais startups de tecnologia agrícola, as chamadas “agritechs” israelenses do setor de água, empresários do agronegócio e governos estaduais. O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, ressalta que a tecnologia foi o principal fator para ajudar os israelenses a superarem a falta de água. “Israel é um país onde falta água, mas a água não falta para os israelenses. Conseguimos abastecer todas as nossas necessidades. Temos um sistema forte de pesquisas que apoiam a agricultura. Com este seminário, esperamos estreitar os laços entre as economias de Israel e Brasil”, conta.

Participando da abertura da conferência, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou a importância de Israel na área tecnológica. “Israel é um país que possui muitas experiências exitosas para compartilhar com o Brasil. Mesmo diante de um contexto ambiental desfavorável, com mais da metade de seu território formado por desertos, conseguiu se desenvolver e contornar as adversidades para se tornar referência mundial no uso sustentável da água e no desenvolvimento de tecnologias para seu reúso”, explica Ribeiro.

Biotic

O diretor presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique, reforçou a função do Parque Tecnológico como receptor para novas empresas, startups e até mesmo universidades. O presidente estendeu o convite às empresas israelenses e acrescentou: “Só acreditamos em inovação por meio de mentes, de pessoas. Acreditamos que as universidades precisam estar aqui dentro e queremos que Israel traga as universidades para cá, que Israel traga as empresas para cá. Vamos dar todas as condições para que possamos fazer aqui esse desenvolvimento”.

Gustavo Dias Henrique também lembrou que Brasília já nasceu vocacionada à inovação. “O Parque Tecnológico de Brasília é um projeto antigo, com o objetivo de mudar a matriz econômica do DF. Nossa cidade nasceu de um sonho de JK e tem essa vocação tecnológica. Um evento como este é fundamental para a existência do Parque e reforça nosso desejo de ter em Israel um parceiro em prol do desenvolvimento tecnológico de Brasília”, afirmou.

Empresas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Netafim, pioneira em gotejamento, é uma das empresas que participam da conferência, assim como a Homebiogas, que criou um biodigestor que reutiliza resíduos orgânicos para gerar biogás. Outras empresas como Afimilk, Alvatech, Paulee Cleantec, Kaiima Seeds, Bemagro, IAT Israel Agrotech, IDE – tratamento de água, Agroscout, Greeneye, Nuf Filtration e Ges também participaram do evento.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF e da Terracap