25/11/2021 às 19:47, atualizado em 25/11/2021 às 19:48

Jardins e estacionamento dão nova função para os becos de Taguatinga

Passagens tomadas pelo matagal e lixo são reformadas, ganhando novas utilidades na cidade

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Dois becos de Taguatinga mereceram todas as atenções do GDF Presente durante a semana. Na QNM 34, Conjunto Z, a reforma do espaço incluiu pintura, reposição de areia e paisagismo, com a plantação de mudas de plantas. Na QSB 23, o beco na área comercial está sendo transformado em um estacionamento.

Espaço inativo na QNM 34, onde prevalecia matagal e muito lixo, foi reformado e transformado em praça pública | Fotos: Divulgação/GDF Presente

O novo estacionamento, com uma área de 280m², está com 80% das obras realizadas. Conhecido pela comunidade como “becão”, o espaço entre lojas, em frente ao Taguatinga Shopping, no Pistão Sul, vai sair da ociosidade para ajudar a suprir as necessidades de vagas para os veículos estacionarem na região.

Uma equipe com oito servidores da administração e o reforço do GDF Presente, nos trabalhos mais pontuais, agilizam a obra, que está na fase de assentamento dos bloquetes. O número de vagas, no entanto, ainda não foi definido. Ela será estabelecida em função do tamanho de cada vaga, depois de serem consideradas a entrada e a saída de veículos e o espaço livre destinado às manobras dos veículos.

Novo estacionamento, com uma área de 280m², está com 80% das obras realizadas, fica em uma área conhecida pela comunidade como “becão”

“Esse estacionamento começou a ser construído em outubro, com o apoio do GDF Presente, que forneceu o maquinário para a realização das obras de terraplanagem. Estamos sempre a postos para dar todo o suporte e apoio às obras das administrações”, ressaltou o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcácer.

Transformando espaços 

Os becos já foram um grande problema para moradores de algumas áreas de Taguatinga. Com seu espaço estreito, entre as casas ou prédios, essas ruelas sem função acumulavam lixo e espalhavam medo para quem precisava transitar por suas imediações. Essa situação começou a mudar com o mapeamento desses espaços improdutivos pela Administração Regional de Taguatinga, a partir de demandas da comunidade.

Desde o ano passado, já foram efetivamente recuperados cinco becos em Taguatinga. Na QNL 11, o espaço inativo e cheio de mato deu lugar a uma bonita passagem, que facilita a mobilidade dos moradores da região, com um piso feito de placas de cimento e paredes com pintura nova.

Na QNM 34, no setor M Norte de Taguatinga, dois corredores entraram na fila para receber melhorias. No Conjunto Z, as obras estão em andamento, enquanto no Conjunto H o trabalho já foi concluído.

[Olho texto=”“O governador Ibaneis Rocha tem sido o principal responsável pela modernização dos equipamentos públicos de nossa metrópole. Até o final de 2022, perto de R$ 500 milhões serão aplicados em pequenas, médias e grandes obras. É uma verdadeira revolução urbana em nossa cidade”” assinatura=”Renato Andrade dos Santos, administrador regional de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Resgatando a autoestima

A intervenção no beco que existia no Conjunto H, da QNM 34, mudou a vida dos moradores da área. O espaço inativo, onde prevalecia matagal e muito lixo, foi reformado e transformado em praça pública. Com isso, as crianças ganharam jogos pintados no chão, como o de amarelinha; e os adultos conseguiram bancos para um merecido descanso.

Para reforçar a nova função – e feição – do antigo beco, um artista da cidade grafitou as paredes do espaço.

“A recuperação dos becos de Taguatinga traz uma nova paginação e utilidade urbanística de áreas até então degradadas e sem aproveitamento, proporcionando mais beleza para a cidade e proveito para a comunidade”, analisou o engenheiro André Araújo, coordenador de Licenciamento e Obras da administração.

Para o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade dos Santos, as ações do GDF Presente na cidade têm sido de grande valia. “Nem sempre podemos brindar a população com grandes obras e projetos, mas atividades como tapa-buracos, roçagem e poda de árvores são ações que atendem demandas de emergência”, disse.

Santos enfatizou o empenho do Governo do Distrito Federal (GDF) para a realização de obras em Taguatinga. “O governador Ibaneis Rocha tem sido o principal responsável pela modernização dos equipamentos públicos de nossa metrópole. Até o final de 2022, perto de R$ 500 milhões serão aplicados em pequenas, médias e grandes obras. É uma verdadeira revolução urbana em nossa cidade”, enfatizou o administrador regional de Taguatinga.