25/11/2021 às 17:36, atualizado em 25/11/2021 às 17:37

Pavimentação da Avenida Monjolo é a milésima obra desta gestão

Governador Ibaneis Rocha assinou ordem de serviço para 2 km de asfalto e ciclovia; investimento é de R$ 2,7 milhões e gera 90 empregos

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Em cerimônia nesta quinta (25), o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço que autorizou o início das obras de pavimentação asfáltica e de construção de ciclovia e drenagem pluvial na VC-331, mais conhecida como Avenida Monjolo, no Recanto das Emas. Os trabalhos marcam a milésima obra autorizada desde janeiro de 2019, das quais mais de 700 já foram concluídas.

O trecho da via que será asfaltado está localizado entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Recanto das Emas e a Rodovia DF-001. Serão cerca de 2 km lineares de pavimentação – trecho para o qual está prevista a aplicação de aproximadamente 1,5 mil toneladas de massa asfáltica –, além de outros 2 km de ciclovia. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) é de mais de R$ 2,7 milhões.

“É momento de ação, o DF está em transformação, e o Recanto das Emas também está, só não vê quem não quer. A cidade estava abandonada, há muitos anos não havia uma obra de relevância. Isso impacta a vida de todos, é isso que faz um governo que trabalha junto à população”, ressaltou o governador Ibaneis durante a solenidade.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A pavimentação do trecho é uma reivindicação antiga que vai beneficiar quem se desloca pela região, como moradores do Recanto das Emas, Gama e Riacho Fundo II, além de facilitar o escoamento da produção agrícola da cidade | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A pavimentação do trecho é uma reivindicação antiga que vai beneficiar quem se desloca pela região, como moradores do Recanto das Emas, Gama e Riacho Fundo II, além de facilitar o escoamento da produção agrícola da cidade.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que realizou a licitação, vai fiscalizar a condução das obras junto à empresa vencedora do certame.

A chegada das máquinas animou quem mora na região. Lucinete Xavier Sales, 42 anos, conta que os moradores aguardavam essa obra há mais de duas décadas.

“Estávamos precisando muito desse asfalto. Aqui havia muitos insetos, o pessoal jogava muito lixo. Entra governo, sai governo e nunca fizeram nada. Mas, agora, finalmente, isso será cumprido”, afirmou a dona de casa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Novacap, Fernando Leite, reforçou o trabalho integrado entre os setores do GDF para tirar do papel as obras na Avenida Monjolo. “Essa é uma característica dessa gestão: muitas obras, em todo lugar. Acabamos de inaugurar mais uma UBS, em Ceilândia, a nona desde 2019. Aqui, vamos fazer uma obra da maior relevância, principalmente por conta da drenagem, que era um problema sério”, destacou.

O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, relembrou a importância do diálogo entre administração pública e comunidade: “No início da gestão, os moradores já nos cobraram a respeito dessa obra. Fizemos uma gestão juntamente com o governador, que entendeu a necessidade da comunidade, que sofria muito com a poeira e os atoleiros. Agora, a realidade é outra, vamos trazer mais desenvolvimento para a região”.