26/11/2021 às 08:46, atualizado em 26/11/2021 às 12:54

Administração de Arniqueira reúne empresários

Com participação do GDF, evento teve como meta buscar soluções para desburocratizar o setor produtivo da cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Os comerciantes e empresários são os verdadeiros heróis que estão trazendo emprego e renda para todas as cidades do DF” ” assinatura=”Márcio Faria Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Simplificar e desburocratizar para fazer o comércio movimentar, gerando emprego e renda. Esse foi o objetivo do encontro promovido pela Administração de Arniqueira nesta quinta (25), com empresários e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Banco de Brasília (BRB).  “A avalição desse primeiro encontro com os empresários da cidade foi bastante positiva, esclareceu muitas dúvidas”, afirmou a administradora de Arniqueira, Telma Rufino.

Cerca de 30 integrantes do setor produtivo da Região Administrativa (RA) estiveram no evento. Dúvidas foram explanadas e tiradas sobre a regularização de áreas comerciais, obtenção de informações sobre emissão de documentos, além de solicitação de melhorias estruturais nas imediações de alguns estabelecimentos da RA.

“O objetivo desse encontro é o fortalecer as regiões administrativas, trazendo a simplificação e desburocratização de todos os processos para abertura de empresa, atraindo novos investimentos para a cidade”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Faria Júnior. “Os comerciantes e empresários são os verdadeiros heróis que estão trazendo emprego e renda para todas as cidades do DF, então estamos aqui para pegar na mão de cada um e resolver os problemas caso a caso.”

Um dos participantes foi o empresário do ramo de turismo Linário Leal, 57 anos, que desde 2007 tenta regularizar a situação de sua empresa, mas diz sempre esbarrar em burocracia. “Estou aqui para ver se vai mudar alguma coisa, para ter condições de trabalhar”, contou Leal, que foi encaminhado à Diretoria de Aprovação e Licenciamento da Administração Regional de Arniqueira.

“O que estamos fazendo é desburocratizar os processos de regulamentação das empresas, fazer com que as pessoas entendam que é importante ter o alvará de funcionamento, garantias de ter um CNPJ, que elas tenham segurança jurídica”, comentou a titular da diretoria.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Crédito e parceria

Aos empresários presentes, foram oferecidas linhas de crédito do BRB para investimentos, contratos de seguridade e serviços bancários com condições especiais. Gerente da única agência do BRB na cidade, Marcelo Rodrigues Santos lembrou que a hora de investir é agora.

Outra novidade foi anunciada pela assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luciana Lacerda: “A Amazon assinou um protocolo de intenções com o GDF para ofertar o curso de capacitação de novos empreendedores que quiserem passar por esse processo de transformação digital”. As aulas, informou, estão previstas para períodos a serem definidos ao longo de 2022.

A técnica em contabilidade Mytsa Karla Costa Luna, 44 anos, elogiou a iniciativa do governo em ouvir a classe empresarial de Arniqueira. “Muito importante que o governo nos escute, porque somos nós, os empresários e comerciantes da cidade, que vivenciamos diariamente os problemas do setor”, disse. “Por meio do diálogo, conseguimos encontrar soluções de melhorias não apenas para o setor, como para toda a comunidade”, destacou.