03/12/2021 às 20:26, atualizado em 03/12/2021 às 20:37

Mutirão de serviços deixa Águas Claras mais limpa e organizada

Mais de 45 toneladas de materiais são recolhidas de ruas e bocas de lobo da cidade, que também ganhou ampla operação tapa-buracos e limpeza de abrigos

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Equipes do GDF Presente, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), do programa Mãos Dadas (com reeducandos) e da Administração Regional de Águas Claras percorreram as ruas da região para executar diversos serviços, como tapa-buracos, higienização de abrigos de ônibus e recolhimento de materiais orgânicos e inservíveis, com o objetivo de cuidar da cidade e do bem-estar da população.

Cerca de seis toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para cobrir buracos | Foto: Divulgação/GDF Presente

Cerca de seis toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para cobrir buracos em vias nas quadras 103, 107, 204, 208 e 301, no balão da Avenida Araucárias e no cruzamento da Avenida Flamboyant com a Rua 36 Sul. Devido ao período chuvoso, a operação tapa-buracos é ainda mais importante para prover segurança aos motoristas que trafegam pela região administrativa.

Também por conta do alto índice de chuvas registrado nos últimos dias, o programa de manutenção das cidades do GDF concentrou esforços na limpeza e no desentupimento das passagens das águas pluviais. Os operários limparam oito bocas de lobo e desobstruíram duas manilhas da rede de escoamento nas ruas 19 Sul e 21 Norte, além da quadra 209/210. Aproximadamente seis toneladas de materiais orgânicos e inservíveis foram recolhidas.

Serviços de limpeza também foram feitos em 21 abrigos de ônibus da cidade, com utilização de cerca de 32 mil litros de água. Outras 40 toneladas de entulhos e inservíveis foram recolhidos de áreas de transbordo irregular. Além disso, vários meios-fios da cidade foram pintados, trabalho feito em parceria com o SLU.

O coordenador do Polo Central Adjacente II, Rodrigo Caverna, explica como é feito o planejamento de uma ação de grande porte como essa: “Cerca de duas semanas antes, conversamos com a Coordenação de Obras da Administração e temos um plano de ação em mãos. Com ele, definimos as rotas e as equipes que irão atuar em cada demanda”.

“Estamos fechando o ano com chave de ouro”, afirma o administrador regional de Águas Claras, André Queiroz, citando tanto as obras mais complexas quanto os serviços cotidianos, mas essenciais para a cidade. “Só temos a agradecer pela liberação de obras históricas como a terceira saída, bem como as benfeitorias e manutenções realizadas pelo GDF Presente e RENOVADF. A população está muito contente, sinal de que o governo está no caminho certo”.