03/12/2021 às 16:28, atualizado em 03/12/2021 às 16:57

Trabalho diário para minimizar estragos provocados pelas fortes chuvas

Dezenas de servidores e trabalhadores de vários órgãos estão diariamente nas ruas de todo o DF para reparar os prejuízos provocados pelas enxurradas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Com as intensas chuvas dos últimos dias, e sem previsão de trégua para o mês de dezembro, o GDF montou uma operação com dezenas de servidores e trabalhadores de vários órgãos. Eles estão nas ruas de todo o Distrito Federal diariamente para reparar os prejuízos provocados pelas enxurradas.

Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF), reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária, subordinada à Secretaria de Justiça, o programa GDF Presente, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Detran estão mobilizados para executar podas, desentupimento de redes de drenagem, tapa-buraco, entre outros serviços, a qualquer tempo.

Equipes de diversos órgãos estão nas ruas para serviços como podas de árvores e desentupimento de redes de drenagem | Fotos: Alexandro Cesar/GDF Presente

Na Asa Norte, na faixa da 209 e 409, uma equipe de 30 homens com maquinário pesado fez mais uma limpeza geral nas bocas de lobo mais próximas à tesourinha. O Polo Central Adjacente III do GDF Presente coordenou as ações.

“Somente na tesourinha da 9 e na área em volta foram recolhidas 12 toneladas de lixo verde, terra e muita sujeira acumulada”, diz o responsável pelo Polo, Alexandro Cesar. “Ali temos um conglomerado de cerca de 20 bocas de lobo, que foram higienizadas uma por uma”.

“A força da água leva muitas folhas, galhos e também lixo da quadra para dentro dos bueiros, o que compromete o escoamento da chuva”, explica o coordenador dos serviços pela Novacap, Lânio Trida. “Primeiro os operários fazem a limpeza manual dentro da boca de lobo e depois um caminhão hidrojato de alta pressão complementa a desobstrução”, explica.

Na Asa Norte, na faixa da 209 e 409, uma equipe de 30 homens com maquinário pesado fez mais uma limpeza geral nas bocas de lobo mais próximas à tesourinha

A força-tarefa também atuou na via W3 Norte, na altura da quadra 511 e na 211. Na avenida W3, foram mais 12 bocas de lobo recuperadas para melhorar a drenagem no local. Segundo a Novacap, cinco equipes da companhia estão de prontidão para atender ocorrências na região central de Brasília.

Recuperação asfáltica em Taguatinga

Em Taguatinga as chuvas torrenciais dos últimos dias destruíram parte do asfalto da rua do Senai, próximo ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Muitas árvores também foram derrubadas. A via foi parcialmente interditada e a Novacap já trabalha na recuperação asfáltica em toda a rua e na limpeza dos bueiros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A administração, a Novacap e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando em conjunto cortando árvores que apresentem risco de cair e também recolhendo as que tombaram”, pontua o administrador Bispo Renato Andrade. “Tivemos muitas quedas por toda a Taguatinga e o esforço é para prevenir eventuais acidentes”, acrescenta.

Na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), em Arniqueira, dois imensos buracos tiveram que ser reparados pelo DER e pela administração esta semana. O asfalto cedeu próximo a uma rotatória e cerca de 10 toneladas de massa asfáltica foram usadas para deixar a pista novinha.