06/12/2021 às 19:56, atualizado em 07/12/2021 às 08:47

Paranoá ganha primeira unidade do papa-entulho

Investimento de mais de R$ 3,3 milhões do GDF vai resultar na instalação de 11 novos equipamentos pelo DF

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Numeralha titulo_grande=”20 mil” texto=”toneladas de entulhos e inservíveis foram recolhidas pelos papa-entulhos este ano” esquerda_direita_centro=”direita”]

Chegou a vez do Paranoá receber seu primeiro papa-entulho, equipamento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para a população fazer o descarte correto de resíduos volumosos. O espaço no Paranoá faz parte de um investimento de mais de R$ 3,3 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) para instalar outras 11 unidades do serviço em diversas cidades.

Localizado no Conjunto D da Quadra 5, o papa-entulho da região administrativa está em processo de construção. Quando inaugurado, será possível descartar no local restos de obra e de podas, móveis velhos, material reciclável e óleo de cozinha usado. O papa-entulho recebe, gratuitamente, até um metro cúbico (1 m³) de resíduo por cidadão por dia. Vale lembrar que o descarte de material eletrônico é feito em local designado para isso, logo não é permitido usar o papa-entulho para esse tipo de material.

Os papa-entulhos têm uma grande importância na política pública de coleta de lixo e de proteção ao meio ambiente. Por isso, o GDF investe na entrega de mais unidades que facilitem o descarte de inservíveis pela população | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Para o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, a chegada do equipamento será fundamental para a conscientização do descarte correto desses materiais junto aos moradores da cidade. “Temos um projeto, o Muda que a Cidade Muda, no qual falamos sobre a importância disso. Teve um resultado positivo, mas não foi tão bom porque não tínhamos um papa-entulho. Agora, com ele, vamos poder de fato e de direito cobrar da população o descarte correto”, avalia.

O diretor-presidente do SLU, Sílvio Vieira, reforça a importância que os papa-entulhos possuem atualmente na política pública de coleta de lixo e de proteção ao meio ambiente: “O GDF está muito preocupado com o descarte irregular nas ruas e sabe que o equipamento contribui para diminuir esse crime ambiental. Estamos trabalhando firme para entregar mais unidades e prover aos moradores do DF de um local adequado para esse tipo de descarte”.

Além do Paranoá, as outras dez próximas unidades do papa-entulho serão construídas em Sobradinho e São Sebastião (duas unidades para cada), Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas, Guará e Sobradinho II. O DF possui atualmente 12 papa-entulhos em funcionamento. Clique aqui e descubra a unidade mais próxima de você.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O SLU tem mapeado cerca de 700 pontos críticos de descarte irregular no DF. Mensalmente, são retiradas mais de 50 mil toneladas de resíduos das ruas, número que, sem a presença dos papa-entulhos, seria ainda maior. Somente este ano, a população já descartou quase 20 mil toneladas de entulhos e inservíveis nos papa-entulhos.

Os entulhos, galhadas e volumosos inservíveis são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), localizada na Estrutural. Já os móveis que ainda podem ser utilizados são doados para entidades assistenciais cadastradas.


*Com informações do SLU