07/12/2021 às 18:52, atualizado em 08/12/2021 às 19:48

GDF Presente reforça limpeza de calhas e canaletas no Jardins Mangueiral

Com apoio do Polo Leste do GDF Presente, ação executada pela Administração Regional do Jardim Botânico ajuda no escoamento de águas pluviais

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Equipes do GDF Presente em ação: calhas e canaletas desobstruídas para evitar alagamentos | Foto: GDF Presente

A desobstrução das calhas e canaletas de águas pluviais no canteiro central da Avenida Principal do Jardins Mangueiral é um trabalho que tem sido feito regularmente na localidade. Nesta semana, equipes do Polo Leste do GDF Presente continuam na área para reforçar essa ação. Cerca de 20 mil pessoas moram no Mangueiral.

A ação de retirada de lixo, entulho e terra é feita manualmente e conta com a ajuda do caminhão-pipa. Reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap), veiculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), também participam.

[Olho texto=”“Aqui não acontecem alagamentos porque é feito um trabalho constante de prevenção e de manutenção”” assinatura=”esquerda” esquerda_direita_centro=”Uedson Barros Cruzeiro, presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral”]

O trabalho evita o transbordo de entulho e o alagamento das vias e, consequentemente, diminui o acúmulo de águas paradas, evitando, também, o aparecimento do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

As atividades seguem enquanto durarem as chuvas. É justamente nesse período que as obstruções ocorrem em decorrência das corredeiras de água que acabam por levar todo tipo de material para as valas.

“Em dois anos que trabalho aqui na Região Administrativa do Jardim Botânico, nunca recebemos qualquer registro de Ouvidoria a respeito de alagamento no Jardins Mangueiral, justamente por conta desta ação que é executada durante todo o ano”, atesta o gerente de Execução de Obras, Manutenção e Conservação da administração, Daniel Duarte.

Manutenção

O presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, Uedson Barros Cruzeiro, lembra que a entidade está sempre de olho nos problemas locais, sempre em atividades interligadas com a administração regional. “Aqui não acontecem alagamentos porque é feito um trabalho constante de prevenção e de manutenção”, enfatiza.

O militar Daniel Ferreira de Sousa, 44 anos, não tem do que se queixar. Morador de um apartamento na quadra 9, desde 2018, ele confirma o que muita gente já sabe: nem mesmo as chuvas fortes provocam alagamentos no Jardins Mangueiral.

“A cidade é muito organizada, mas o principal é que ninguém joga lixo nas ruas, o que facilita bastante para que não ocorra o entupimento das redes fluviais. Além disso, é feito regularmente o trabalho de manutenção dessas redes”, ressaltou Daniel de Sousa.

“Com isso, se garante maior segurança à comunidade”, reforça o administrador do Jardim Botânico, Janio Rodrigues. O coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, complementa: “O Polo Leste auxilia nas iniciativas para recuperar o Itapoã, Paranoá e São Sebastião, além do Jardim Botânico. Trabalhamos em parceria com as administrações locais para garantir ações pontuais que vão melhorar a vida da população”. Confira o vídeo com outras ações do GDF Presente: