16/12/2021 às 19:07

Parque dos Jequitibás reabre com plantio de mudas nativas

Ação visou reposição e aumento da flora local. Parque estava fechado para extração de árvores que representavam risco aos frequentadores

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Parque Ecológico dos Jequitibás, localizado em Sobradinho, teve sua reabertura, realizada na manhã desta quinta-feira (16), marcada com o plantio de 100 mudas nativas do Cerrado. O parque havia sido interditado para a extração de árvores que representavam risco aos frequentadores.

A população foi incentivada a participar do plantio, contribuindo com a reposição da arborização e cuidando também da natureza do local | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

Entre as várias espécies plantadas estavam jacarandá-mimoso, ingá, copaíba, umburana, ipê-rosa, saboneteira, paineira, maria-preta, pimenta-de-macaco, tamboril e árvore-da-chuva.

[Olho texto=”“Com o desenvolvimento, as mudas, que vão virar árvores jovens, depois árvores adultas, darão sombra para a população que frequenta o parque”” assinatura=”Gesisleu Darc, administrador da unidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O plantio foi feito com objetivo de repor as 46 árvores angico, retiradas da Unidade de Conservação (UC) por apresentarem risco de queda. Das 100 mudas plantadas, 61 foram na parte principal do parque, e o restante nas áreas menos frequentadas.

Com o parque reaberto, a população foi incentivada a participar do plantio, contribuindo com a reposição da arborização e cuidando também da natureza do local. Este foi o caso da frequentadora Iliana Fornazier, conhecida como Magrella. Ela plantou sua muda, disse que ia escolher um nome e prometeu cuidados durante o processo de crescimento da planta.

Para o administrador da unidade, Gesisleu Darc, o trabalho realizado nesta quinta foi muito importante porque fez parte de um processo de cuidado com o parque e com seus frequentadores.

Frequentadora do parque, Iliana (conhecida como Magrella na comunidade) plantou sua muda e prometeu cuidar durante o crescimento da planta

“Primeiro tivemos que erradicar as árvores velhas da unidade, que estavam caindo justamente nas áreas com mais frequência da população. Essa erradicação gerou alvoroço na população, pois acharam que a vegetação estava sendo retirada sem necessidade. Agora fazemos o plantio e em número mais de duas vezes superior ao que foi retirado”, explicou Darc.

O administrador lembrou que, com o tempo, o trabalho feito poderá ser melhor percebido e entendido. “Com o desenvolvimento, as mudas, que vão virar árvores jovens, depois árvores adultas, darão sombra para a população que frequenta o parque”, acrescenta.

A diretora de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental (Diruc I), Andryelle Castro, ressalta a importância da ação. “O plantio das mudas tem o objetivo não só de repor, mas de arborizar mais ainda o parque. Muitas pessoas passaram pelo parque para plantar ‘a sua árvore’”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Amor ao parque

Magrella, frequentadora do Jequitibás, criou perto da entrada da unidade a Árvore da Amizade. Enfeitada com bolinhas de natal, a árvore natural representa a interatividade dos frequentadores.

Ela incentiva a colocação de enfeites natalinos na árvore com o objetivo de materializar o carinho e amor que cada pessoa tem pelo parque. “Cada bolinha da árvore foi colocada por uma pessoa que fica contente de passar um tempo no local”, explica.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental