16/12/2021 às 17:56

Treinamento capacita 44 gestores da área de saúde

Curso lançado pelo Iges-DF busca fortalecer o gerenciamento de unidades administradas pelo instituto: Hospital de Base, HRSM e UPAs

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Gislei Morais, lançou nesta quinta-feira (16) o I Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica. O treinamento tem o objetivo de capacitar os gestores e fortalecer o gerenciamento das unidades administradas pelo instituto: Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e unidades de pronto atendimento (UPAs).

[Olho texto=”Ao todo, serão 160 horas de capacitação, que deve ser concluída em 29 de abril de 2022″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Neste primeiro curso, promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), começaram a ser capacitados 44 gestores de hospitais, UPAs e unidades administrativas. O curso está estruturado em quatro módulos: fundamentos da gestão estratégica, gestão de processos, liderança e gestão de equipes e gestão de projetos. Ao todo, serão 160 horas de capacitação, que deve ser concluída em 29 de abril de 2022.

O diretor-presidente lembrou que o instituto foi criado para sanar problemas como gestão de suprimentos ineficiente, suporte e manutenção, infraestrutura inadequada, descontinuidade administrativa, ausência de boas práticas de planejamento e gestão de pessoas deficitária.

“Somos o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, por isso, temos que trabalhar com uma gestão de excelência para transformar nossas unidades de saúde”, disse o diretor-presidente, que fez a abertura do curso e ministrou parte do primeiro módulo, com a apresentação institucional do Iges-DF, modelo de gestão, contrato de gestão e mapa estratégico.

Sobre as ações futuras, Morais ressaltou que o instituto possui o Plano Estratégico 2020/2023, cujos objetivos devem ser cumpridos. São eles: modernizar a infraestrutura e a tecnologia do Iges-DF, desenvolver e implantar um modelo de gestão de pessoas eficiente, desenvolver e implementar a inovação, o ensino e a pesquisa no campo da assistência e gestão em saúde e prestar assistência em saúde de qualidade com foco no usuário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Sobre o treinamento

O I Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica foi planejado para desenvolver os colaboradores da média gestão e tem como objetivos o alinhamento da governança, a melhoria dos resultados e a sustentabilidade do instituto.

Neste ano, devido à pandemia, o evento traz um formato híbrido, buscando garantir a máxima segurança aos participantes. Sendo assim, as 160 horas de conteúdo serão ofertadas em atividades presenciais e na plataforma EAD do Iges-DF.

*Com informações do Iges-DF