21/12/2021 às 18:45

Mutirão atua em vias e árvores danificadas em Taguatinga

GDF Presente se une à administração regional e à Novacap para recuperar asfalto na Rua do Senai, além de podar árvores que tiveram galhos arrancados

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O Governo do Distrito Federal (GDF) agiu rápido para mitigar as consequências das últimas chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. Em Taguatinga, um mutirão de serviços foi realizado pelo GDF Presente em parceria com a administração regional e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) na Rua do Senai, ligação entre a QNF e a QNL, na Praça do Bicalho e na QNG 8.

Equipes do GDF Presente trabalharam na recuperação do pavimento asfáltico na Rua do Senai | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Um dos principais serviços realizados pela força-tarefa foi a recuperação do pavimento asfáltico na Rua do Senai. “A chuva veio com muita força, passou muita água pela rua, que acabou levantando e arrancando o asfalto. Fizemos a limpeza e tiramos os blocos de asfalto que estavam soltos”, explica o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcácer.

Feita a retirada do pavimento asfáltico danificado, a equipe do Departamento de Infraestrutura Urbana da Novacap entrou em ação com seus operários e maquinário específico para o serviço, como rolo compactador, pá carregadeira, fresadora e vibroacabadora de asfalto.

Além do trabalho específico no asfalto, os operários também fizeram uma vistoria em várias bocas de lobo e poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros, na Rua do Senai, fazendo a reposição de peças onde não haviam, e também reparos em trechos com algum tipo de intercorrência.

Em outros pontos da cidade, o esforço se concentrou no corte e na retirada de pedaços de nove árvores, que caíram também por conta das fortes chuvas. Foram registrados serviços do tipo no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11, localizado na Área Especial da CND 01/05, na Praça do Bicalho, na QNG 8 e até dentro do Parque de Serviços da Divisão Regional de Obras (DRO).

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, destaca o empenho do GDF em atuar nos impactos causados pela força da natureza. “Logos que tomamos conhecimento dos enormes estragos provocados pelas chuvas às vias públicas, imediatamente tomamos medidas emergenciais, com o empenho do GDF Presente, da Novacap e das equipes de serviços da Administração”, ressalta.

Caso sua rua necessite de algum tipo de serviço, como poda de árvore, recolhimento de lixo e entulhos, tapa-buracos, entre outros, entre em contato com a Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pelo site.