22/12/2021 às 06:00, atualizado em 22/12/2021 às 14:10

GDF lança processo seletivo para bolsas em curso superior

Servidores públicos e integrantes da sociedade civil podem concorrer. Inscrições vão de 4 a 18 de janeiro

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudo, que tem gestão da Secretaria de Economia, junto ao Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF). Atualmente, 373 alunos contemplados em edições anteriores do programa estão tendo a oportunidade de cursar o ensino superior de forma totalmente gratuita.

[Olho texto=”“Fomentar a educação é o melhor caminho para o desenvolvimento ativo da sociedade e da administração pública. Atuo há muitos anos nessa seleção e é sempre enriquecedor”.” assinatura=”Raquel Aben-Athar, vice-diretora executiva da Egov e presidente da Comissão do Programa de Seleção das Bolsas de Estudo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o retorno do ensino presencial a partir do primeiro semestre de 2022, o UDF disponibilizou bolsas para mais quatro cursos que não foram contemplados nas últimas seleções: fonoaudiologia, gestão comercial, gestão financeira e processos gerenciais, além da oferta para o curso de direito no período vespertino.

Os servidores públicos e os integrantes da sociedade civil terão de 4 a 18 de janeiro de 2022 para realizar as inscrições. Os candidatos interessados deverão preencher o formulário de inscrição eletrônico e anexar toda a documentação necessária, conforme edital. O processo de inscrição é totalmente on-line.

Ao todo, nesta edição, serão ofertadas 100 bolsas de estudo – inicialmente, 43 bolsas serão destinadas para servidores e empregados públicos e 57 bolsas, para a sociedade civil. O número é referente a 10% de todas as vagas abertas no semestre para os cursos ofertados pelo UDF.

O programa é organizado pela Escola de Governo (Egov), vinculada à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia. “Iniciar com esta oportunidade de transformar vidas é esplêndido. Esse programa é uma grande chance de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria.

[Olho texto=”O programa, existe desde o final da década de 1960 e vem sendo aprimorado a cada edição, a fim de garantir oportunidade de acesso totalmente gratuito ao ensino superior” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A vice-diretora executiva da Egov e presidente da Comissão do Programa de Seleção das Bolsas de Estudo, Raquel Aben-Athar, valoriza a importância da iniciativa: “O programa contribui para a formação dos cidadãos e para a capacitação dos servidores e empregados públicos. Fomentar a educação é o melhor caminho para o desenvolvimento ativo da sociedade e da administração pública. Atuo há muitos anos nessa seleção e é sempre enriquecedor”.

Para os servidores públicos, vários critérios são levados em conta para a contagem dos pontos e classificação, como tempo de serviço, quantidade de dependentes, faixa salarial e assiduidade no trabalho.

Já para os candidatos da sociedade civil, as regras observam aspectos como ter cursado e concluído os três anos do ensino médio em escolas da rede pública do DF, ter realizado a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2020, e ter obtido média mínima de 500 pontos em cada prova do exame, inclusive na redação, além de ter comprovada hipossuficiência de renda familiar.

O programa, que existe desde o final da década de 1960, vem sendo aprimorado a cada edição a fim de garantir oportunidade de acesso totalmente gratuito ao ensino superior. No segundo semestre de 2021, o programa ofertou 72 oportunidades.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os cursos mais concorridos no segundo semestre de 2021 foram Direito e Fisioterapia. Além desses, há vagas para outras formações, como Administração, Ciência Política, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública e Relações Internacionais.

No site da Egov é possível realizar a inscrição por meio do formulário eletrônico e saber mais informações sobre o processo seletivo. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: duvidascbudf.egov@economia.df.gov.br.

Serviço:
Programa de Concessão de Bolsas de Estudo da UDF – 1º semestre de 2022
Data de inscrições: de 4 a 18 de janeiro de 2022
Link para mais detalhes.