22/12/2021 às 17:03

Projeto da Praça do Povo vence prêmio de arquitetura

Iniciativa, que deu novos ares ao Setor Comercial Sul, foi escolhida na etapa regional de premiação promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O projeto de reforma da Praça do Povo, no Setor Comercial Sul (SCS), foi escolhido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) como um dos vencedores regionais da Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário. A iniciativa levou o prêmio no Centro-Oeste na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades. Agora, está apta a participar da etapa nacional da disputa, que será realizada em janeiro de 2022.

Na decisão, a comissão julgadora da premiação detalhou que o projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), “destaca-se pela funcionalidade e, sobretudo, pelo mérito de iniciar um processo de melhoria da qualidade urbanística da área em questão.”

A comissão julgadora destacou a funcionalidade e “o mérito de iniciar um processo de melhoria da qualidade urbanística da área em questão” | Foto: Ascom/Seduh

Ponto de referência no centro de Brasília, a Praça do Povo enfrentava há anos problemas de degradação pela falta de manutenção, insegurança, interrupção do fluxo de pedestres, poluição visual e invasões de espaços públicos. Agora, o local conta com novas possibilidades de fluxos e usos.

[Olho texto=”“O prêmio valoriza o trabalho dos profissionais de arquitetura no serviço público. Ao mesmo tempo, ressalta a importância desses projetos para a cidade e o papel estratégico da Seduh para impulsionar a requalificação de áreas públicas”” assinatura=”Clécio Rezende, diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana da Seduh” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A eliminação das barreiras físicas buscou unificar diferentes pontos e promover a acessibilidade. Os elementos orientados à prática de esportes urbanos também foram cuidadosamente posicionados na área, para trazer dinamismo ao espaço e torná-lo convidativo ao uso, inclusive em horários não comerciais.

A reforma do local foi inaugurada em outubro deste ano pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e permitiu a multifuncionalidade para a prática do skate, apresentação de espetáculos e a organização de áreas para quiosques.

Reconhecimento

Para o diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana da Seduh, Clécio Rezende, um dos responsáveis pelo projeto, a premiação do IAB gera reconhecimento ao trabalho da equipe da pasta, que se empenhou na requalificação do espaço.

“O prêmio valoriza o trabalho dos profissionais de arquitetura no serviço público. Ao mesmo tempo, ressalta a importância desses projetos para a cidade e o papel estratégico da Seduh para impulsionar a requalificação de áreas públicas”, afirmou Clécio Rezende.

Desenvolvida na Coordenação de Projetos (Coproj) da Seduh, a reforma da Praça do Povo tem a coautoria de Márcio Comas Brandão e a participação da equipe técnica formada pelos arquitetos Felipe Saraiva, Antônio Carlos Rodrigues, Olga Chiode e Anamaria de Aragão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Premiação

Em comemoração aos 100 anos da criação do IAB, os departamentos estaduais do instituto se alinharam, pela primeira vez, com o objetivo de articular uma premiação nacional. Ela acontecerá em duas etapas: a primeira é uma seleção estadual/regional, e na segunda, os vencedores serão avaliados conjuntamente, a nível nacional.

Na premiação do Centro-Oeste, foram recebidos 46 trabalhos, divididos em cinco categorias: Edificações; Interiores e Design; Técnicas e Tecnologia; Cultura Arquitetônica e Urbanismo; Planejamento e Cidades.

De acordo com o IAB, além das categorias promoverem um equilíbrio entre diferentes práticas da arquitetura e do urbanismo, o modelo do prêmio também seguirá tendências de edições anteriores.

Na premiação nacional, serão selecionadas até três propostas em cada uma das cinco categorias. Os responsáveis pelos projetos premiados receberão troféus e diplomas, além de estarem aptos a concorrer como representantes brasileiros em eventuais premiações internacionais.

*Com informações da Seduh-DF