24/12/2021 às 09:52, atualizado em 24/12/2021 às 14:47

Promoção para mil policiais militares é autorizada

Decreto do governador Ibaneis Rocha diminuiu em 50% o tempo de trabalho num posto para subir na carreira

Por IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“O que eu poderia fazer ao longo de três anos eu fiz. Temos trabalhado com a academia lotada, mas tivemos muitas aposentadorias. Precisamos ter um cuidado muito grande para colocarmos profissionais nos cursos de formação e, assim que encerrarmos os chamamentos, faremos novos concursos para restabelecermos o quadro das forças de segurança. A partir do momento que chamarmos a última turma, o concurso será aberto imediatamente”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

O governador Ibaneis Rocha assinou decreto que autoriza a redução de interstício de C, diminuindo, assim, o tempo de promoção para ascensão na carreira. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta (23), beneficia cerca de mil servidores. O esforço do Governo do Distrito Federal (GDF) vem na esteira das medidas tomadas para fortalecer as forças de segurança.

Além da redução do interstício, o GDF vai convocar mais 60 alunos para o Curso de Formação de Oficiais (CFO 25) da Polícia Militar, que deve acontecer em janeiro. A duração da formação é de três anos. Desde 2019, o governo viabilizou o chamamento de cerca de 3,5 mil servidores para a segurança pública.

O interstício é válido para os Quadros de Oficiais Policiais Militares – QOPM, Posto de Primeiro-Tenente; Quadro de Oficiais Policiais Militares de Saúde – QOPMS (Médico), Posto de Primeiro-Tenente e Quadro de Oficiais Policiais Militares Administrativos – QOPMA, Posto de Segundo-Tenente.

“O que eu poderia fazer ao longo de três anos eu fiz. Temos trabalhado com a academia lotada, mas tivemos muitas aposentadorias. Precisamos ter um cuidado muito grande para colocarmos profissionais nos cursos de formação e, assim que encerrarmos os chamamentos, faremos novos concursos para restabelecermos o quadro das forças de segurança. A partir do momento que chamarmos a última turma, o concurso será aberto imediatamente”, afirma o governador Ibaneis Rocha em reconhecimento ao trabalho destes profissionais.

A recomposição dos quadros da Polícia Militar está sendo essencial para a redução da criminalidade no Distrito Federal que, em 2021, deve registrar o menor índice desde 1980 | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O decreto diminui em 50% o tempo em que cada militar precisa cumprir no posto ou graduação antes de ser promovido. É a segunda vez que isto ocorre em 2021. Em agosto, cerca de três mil foram beneficiados. Agora, mais mil policiais devem receber a promoção. “Esta é uma forma de reconhecimento, em forma de gesto, do governador Ibaneis ao serviço de excelência realizado por nossos policiais”, relata o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos.

Para o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, a recomposição dos quadros é essencial para que as reduções criminais continuem. “Estamos na iminência de finalizar 2021 como o ano menos violento do DF desde 1980. Com isso, vamos superar os recordes de reduções de homicídios em 2019 e 2020, quando registramos as menores taxas de homicídios dos últimos 35 e 41 anos, respectivamente. Essa conquista está diretamente relacionada ao esforço diário dos nossos profissionais”, esclarece.

A renovação da frota é outro investimento importante que vem sendo feito desde 2019. De lá pra cá, quase duas mil viaturas foram adquiridas pelas forças de segurança. Em três anos, o GDF investiu, aproximadamente, R$ 100 milhões em equipamentos para a PMDF. São veículos, motocicletas, lanchas, motos aquáticas, armas de fogo, detectores de metal, jaquetas e equipamentos de comunicação essenciais para esses profissionais exercerem suas missões diariamente.

Novos profissionais

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Desde 2019, foram nomeados cerca de 3,5 mil profissionais de segurança pública. Destes, quase 2,2 mil são policiais militares. A Polícia Civil possui um concurso em andamento para o preenchimento de 2,1 mil vagas, sendo 1,8 mil para agente (1,2 mil cadastro reserva e 600 imediato) e 300 para escrivão.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dará início ao Curso de Formação de Praças VIII (CFP VIII) para 750 alunos na próxima segunda-feira (27). Ainda em 2022, os novos militares passarão a compor o quadro da corporação, após formação e estágio supervisionado.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública